Tragédia e redenção da personagem da mãe-escrava: uma análise comparativa de Mãe, de José de Alencar, e Cancros Sociais, de Maria Angélica Ribeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2020.173189

Palavras-chave:

Maria Angélica Ribeiro, José de Alencar, Cancros Sociais, Mãe, Dramaturgia-reflexo

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar uma análise comparativa entre a peça Mãe, de José de Alencar (1829 – 1877), e Cancros sociais, de Maria Angélica Ribeiro (1829 – 1880). Tendo sido Maria Ribeiro uma autora pioneira na escrita dramatúrgica feminina e nacional do século XIX, esta análise, além de fortalecer o campo de estudos de ambas as obras, tem também como finalidade apresentar um olhar atencioso sobre uma das obras mais aclamadas da autora, divulgando-a como forma de fortalecer a figura feminina na dramaturgia brasileira. Cancros Sociais pode ser considerada uma dramaturgia-reflexo de Mãe, o que incentiva uma análise, dentre outros aspectos, da construção e do desfecho da personagem da mãe-escrava que, a depender do autor, apresenta temperamentos e atitudes opostos, revelando posições e intenções específicas de cada dramaturgo. Acima de tudo, este é um trabalho que tem como foco duas produções escritas em uma época anacrônica aos tempos atuais, contrastando os pensamentos contemporâneos aos históricos, presentes nas obras analisadas, e exigindo determinado distanciamento para que se possa compreender as obras artísticas a partir das normais sociais e culturais vigentes na época.

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Biografia do Autor

  • Jean Bruno Carvalho, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Jean Bruno Carvalho é performer, ator e pesquisador do teatro, com foco em dramaturgia pelo viés da arte da performance (PIBIC/CNPq: “A fricção do corpo vivo com o concreto da cidade pelo viés da performatividade”). Estudante de Bacharelado em Artes Cênicas (Universidade Estadual de Campinas e Universidade de Évora, Portugal), é integrante da Cia. TaDá de teatro de formas animadas. Sua pesquisa atual está sobre a dramaturgia teatral feminina oitocentista de Maria Angélica Ribeiro (FAPESP processo n. 2019/16461-3: "A dramaturgia-reflexo de Maria Angélica Ribeiro: aquela considerada a primeira dramaturga brasileira").

Referências

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Publicado

2020-12-20

Dados de financiamento

Como Citar

Tragédia e redenção da personagem da mãe-escrava: uma análise comparativa de Mãe, de José de Alencar, e Cancros Sociais, de Maria Angélica Ribeiro. (2020). Opiniães, 17, 575-596. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2020.173189