Call for Papers Dossier Measurement and Evaluation in Organizational Communication and Public Relations - Organicom N.42 (May - August 2023)
Mensuração e Avaliação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas
A Organicom tem o prazer de convidá-los a enviar contribuições ao Dossiê 42 (maio - agosto 2023) dedicado à Measurement and Evaluation in Organizational Communication and Public Relationsque será publicado em agosto de 2023.
Data limite para submissões: 06 de abril de 2023.
Para submeter seu artigo, acesse: https://www.revistas.usp.br/organicom/about/submissions
Chamada de Artigos
Nas últimas décadas, a função de mensuração e avaliação ganhou relevância na gestão estratégica da comunicação nas organizações (Macnamara, 2023; Capizzo, 2022; Macnamara & Gregory, 2018; Adi & Stoeckle, 2021). Atualmente, o axioma clássico "não se pode gerenciar o que não é mensurável" não pode ser mais considerado na gestão do processo de comunicação.
No entanto, observa-se que os estudos sobre avaliação, enquanto etapa do planejamento estratégico de comunicação (matriz RACE), se desenvolveu de forma bastante desigual. Nos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha são mais de 80 anos de experiência, principalmente profissional (Lindenmann, 2005). Em 2021, a International Association for the Measurement and Evaluation of Communication (AMEC) comemorou seu 25º aniversario, inclusive criando um espaço para Acadêmicos e, em 2022, a Comissão de Mensuração do Institute for Public Relations também comemora seu 25º aniversário. No caso da Ibero-América, tomando como base cronológica os antecedentes mais significativos, podemos apontar Castillo e Álvarez-Nobell (2015); Álvarez-Nobell (2011); Álvarez-Nobell e Lesta (2010); Armendariz (2010); Cuenca (2010); Yanaze (2010) e Kunsch (1997), entre outros.
Em 2005, o volume 2 da revista Organicom (2005) tratou deste tema no Dossiê “Avaliação e mensuração em Comunicação Organizacional” com trabalhos muito significativos Xifra-Triadú (2005); Grunig (2005); Lopes (2005); Yanaze & Crepaldi (2005) que trouxeram as tendências no campo científico.
Este é um tema que, por sua relevância, suscita preocupação e também gera expectativas em quem aposta e investe nas organizações, pelas possibilidades e potencialidades que a gestão da comunicação oferece. E isso se deve, em parte, ao fato de que a digitalização tecnológica modificou e integrou processos comunicativos em torno de um mundo virtual, intensificando o valor e o impacto do significado de ações e mensagens sob fluxos e características fundamentalmente relacionais.
A mensuração e a avaliação conferem um papel estratégico e essencial àqueles que exercem a função de gestores da comunicação, pois são capazes de provar constantemente que sua tarefa agrega valor concreto aos objetivos organizacionais. Mas, para isso, é preciso assumir – e aplicar, tanto acadêmicos quanto corporativos (empresas, ONGs, provedores de pesquisa e agências de comunicação), um conjunto de pressupostos empíricos, teóricos e metodológicos que permitam compreender essa visão abrangente (e integrada) da mensuração e avaliação em comunicação estratégica. Esses pressupostos devem legitimar a função em relação integral com os processos de planejamento de comunicação que devem produzir os efeitos.
Assim, a Revista Organicom retoma o tema com o intuito de reunir estudos teóricos, aplicados e empíricos sobre a função, as práticas e as ferramentas de mensuração e avaliação no planejamento estratégico da comunicação, como atividade contínua, formativa e somativa em termos de resultados e em relação aos objetivos e propósito organizacionais, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), wicked problem ou novos contextos VICA - Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade que geram impacto econômico, social e ambiental.
Nesse sentido, serão aceitos artigos que atendam aos seguintes subtemas:
- Transformações em contextos, organizações e comunicação e seu impacto na mensuração e avaliação. Gestão de agendas e questões. Da responsabilidade social ao triplo impacto. Gestão de crises e potenciais conflitos.
- Avaliação em planejamento estratégico em comunicação: sistemas orientados a metas, propósito e objetivos. Perspectivas do Planejamento em comunicação e sistema de mensuração em nível organizacional. Mensuração do desempenho profissional. Tomada de decisão e sistemas de informação.
- A função da mensuração e avaliação na comunicação: antecedentes e evolução dos diferentes contextos. Padrões, dificuldades e conceituações (diagnosticar, investigar e avaliar). Avaliação formativa e somativa. Modelos de mensuração e avaliação: produção, exposição, impacto e participação. Níveis de Impacto. Indicadores e variáveis. Indicadores Chave de Desempenho de Comunicação (CKPI).
- Estratégias e ferramentas de mensuração e avaliação em contextos virtuais. Mapa de atores. Públicos, redes e comunidades Big Data, mídias sociais. Inteligência Artificial e aprendizado de máquina.
- Estratégias e ferramentas de mensuração e avaliação para o controle da agenda pública e incidência social: Avaliação do Lobby e Líderes de Opinião. Transparência e responsabilidade. Avaliação de patrocínios, imagem associada e gestão de eventos. Relacionamento com marketing e publicidade.
- Estratégias e ferramentas de mensuração e avaliação para o controle de agendas de mídia: gestão integral de conteúdo. Medindo a transmídia. Gestão de imprensa e assessoria de imprensa. Automações, aprendizado de máquina e inteligência artificial.
- Tendências e modelos de avaliação abrangentes. Evolução nos modelos existentes.
Coordenadores
PhD. Alejandro ALVAREZ-NOBELL (University of Málaga; Director del Latin American Communication Monitor – EUPRERA. ESPAÑA)
PhD. Ana ADI (Quadriga University of Applied Sciences. GERMANY)
PhD. Antonio CASTILLO-ESPARCIA (University of Málaga; Presidente de AIRP - Asociación de Investigación en Relaciones Públicas. SPAIN)
Thomas STOECKLE (Bournemouth University & PR Academy London; Analytics & Insights Partner at Dot I/O Health. UNITED KINGDOM)
PhD. Valéria de Siqueira Castro LOPES (São Paulo University. BRASIL)