Call for Papers Dossiê 47 | Eventos e organizações: teorias e práticas diante dos desafios políticos e tecnológicos contemporâneos
Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Dossiê “Eventos e organizações: teorias e práticas diante dos desafios políticos e tecnológicos contemporâneos”
Ano 2025, Número 47 (jan-abr)
Coordenadores
- Ricardo Ferreira Freitas (Coordenador Convidado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
- Maria Helena Carmo (Coordenadora Convidada)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
- Luiz Alberto de Farias (Editor Organicom)
Universidade de São Paulo – USP
CHAMADA DE ARTIGOS
Os eventos são acontecimentos baseados em estratégias comunicacionais planejadas para consolidar políticas, lançar novas propostas, reforçar marcas, esclarecer desentendimentos, promover campanhas sociais ou publicitárias, além de serem oportunidades de reflexão, experiência ou entretenimento. Eles fazem parte da vida das cidades e das organizações desde os tempos mais remotos e são cada vez mais valorizados, chegando a ter implicação total sobre a imagem de uma comunidade ou de uma marca.
As Exposições Universais, ainda no século XIX, ao atraírem milhões de visitantes para conhecerem outros mundos, tecnologias e produtos, abriram caminho para o modelo dos megaeventos contemporâneos. Se nos eventos promovidos pelos governos temos a construção e o fortalecimento da marca-país como um dos focos principais, encontramos naqueles oriundos da iniciativa privada a pretensão de lançar ou ampliar outros produtos, como o Rock in Rio, ancorados em múltiplas plataformas midiáticas.
O poder de afetação do evento resulta em profusão de sentidos, gerando novos significados a partir do acontecimento. Uma das grandes chaves para entendermos essa ligação reside no envolvimento da sociedade em torno daquele fato: as modificações que ocorrem na rotina da cidade com relação ao trânsito; o funcionamento dos transportes públicos; do comércio; das escolas; a própria alteração no cotidiano e interação dos cidadãos, bem como um olhar diferenciado sobre a cidade.
O objetivo principal do dossiê é divulgar estudos e pesquisas sobre eventos em suas diferentes formas e dimensões: presenciais, remotos, pequenos, médios ou grandes, incluindo os megaeventos e eventos acadêmicos, culturais e corporativos. Interessa especialmente a esse número da revista Organicom, perspectivas teóricas e aplicadas ainda não contempladas pela literatura nacional e internacional a respeito do planejamento de eventos e suas reverberações em um mundo dominado pelas tecnologias e por armadilhas da desinformação.
Convidamos pesquisadoras e pesquisadores, que se dedicam à temática dos eventos nos campos da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas, assim como das demais áreas da Comunicação Social, a submeterem suas propostas ao presente Dossiê Temático. Entre os enfoques almejados esperam-se contribuições com discussões e reflexões sobre:
- Teoria dos eventos, planejamento, organização e produção, em face das tecnologias contemporâneas de difusão;
- Eventos e histórias das civilizações: transformações sociais, econômicas e culturais ao longo dos séculos;
- Eventos e teorias pós coloniais: a América Latina como protagonista de tomadas de decisões;
- Acessibilidade e inclusão social em eventos artísticos, esportivos e culturais;
- Teorias, metodologias e paradigmas empregados nas avaliações dos eventos;
- Perspectivas brasileiras nos estudos de eventos corporativos;
- Eventos como estratégias de branding;
- A formação acadêmica brasileira na profissionalização dos eventos diante dos desafios da ESG;
- Produção cultural e organização de eventos: leis de apoio, políticas públicas e gestão financeira;
- Promoção de ações de sustentabilidade ambiental, inclusão de gêneros e acesso à informação.
REFERÊNCIAS
COSTA, Ivan Freitas da. Marketing cultural: o patrocínio de atividades culturais como ferramenta de construção de marca. São Paulo: Atlas, 2004.
DORNELES, Patrícia. Silva; CARVALHO, Cláudia Reinoso Araújo de; CARDOSO, Eduardo; ALVES, Jefferson Fernandes; PELOSI, Miryam. Cidadania Cultural, tecnologia assistiva e pessoa com deficiência. PragMATIZES – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, v. 10, n. 19, 2020, p. 91-117.
FARIAS, Luiz Alberto de. (org.). Relações Públicas Estratégicas – técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2004.
FARIAS, Luiz Alberto de; AGNELLI, Flavio. Por que um evento é Mega: a falta de consenso acerca do significado de “eventos” e “megaeventos esportivos”. Porto Alegre: Revista Famecos, v. 30, p. 1-10, jan.-dez. 2023.
e-ISSN: 1980-3729 | ISSN-L: 1415-0549
FORTES, Waldyr Gutierrez; SILVA, Mariângela Benine Ramos. Eventos: estratégias de planejamento e execução. São Paulo: Summus, 2011.
FREITAS, Ricardo F.; LINS, Flavio (Org.); SANTOS, Maria Helena Carmo. Megaeventos, Comunicação e Cidade. Curitiba: CRV, 2016.
GARCIA-CANCLINI, Néstor (ed.). Politicas Culturales em América Latina. México: Editorial Grijalbo, 1987.
GEHRE, Thiago; RESENDE, Yara. Representações e realidades sobre a Agenda 2030: analisando criticamente o ODS 1. Revista Mundorama, 2019.
GOBÉ, Marc. A Emoção das Marcas: conectando marca às pessoas. Trad. Fulvio Lubisco. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
JUNQUEIRA, Sergio Arantes (Org.) ESG nos eventos. São Paulo: Reflexão Editora, 2024.
KELLER, Kevin Lane. Gestão Estratégica de Marcas. Trad. Arlete Simille Marques. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
LOPES, Valéria de Siqueira Castro; GRANDI, Guilherme. Avaliação, mensuração e valoração em Relações Públicas. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org.). Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2016.
MARTIN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
OLIVEIRA, Alan. Santos. De; Organização de eventos, protocolo e cerimonial: do público ao corporativo, do presencial ao digital. 1. Ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2022.
QUERÉ, Louis. Entre o facto e o sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos, Lisboa, n. 6, 2005.
Revista Observatório Itaú Cultural / OIC – n. 11 (jan./abr. 2011) – São Paulo, SP: Itaú Cultural, 2011.
RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (org.). Políticas Culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007.
SARRAF, Viviane Panelli. Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência: benefícios para todos. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, n. 6, 2018, p. 23-43.
SASSAKI. Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_ Acessibilidade.pdf?1473203319.
Acesso em: 21 de novembro de 2024.
YANAZE, Mitsuru et al. Retorno de Investimentos em Comunicação: avaliação e mensuração. São Paulo: Difusão, 2013.
ORIENTAÇÕES PARA AUTORAS E AUTORES
Data limite para envio de artigos: 31/01/2025
Os textos devem seguir as normas da revista, que estão disponíveis em: https://www.revistas.usp.br/organicom/about/submissions