Call For papers - Dossiê 27: "COMUNICAÇÃO, ÉTICA E INTEGRIDADE"

2017-10-20

Chamada para publicação de artigos no no 27 – 2º semestre de 2017

Data-limite de envio dos textos: 30.07.2017

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Dossiê temático desta edição

 

COMUNICAÇÃO, ÉTICA E INTEGRIDADE

                                                                                                     

Os estudos de ética organizacional, integridade, compliance, bem como de suas interfaces interdisciplinares, têm sido ampliados face aos desafios econômicos, políticos, socioculturais, tecnológicos e organizacionais que marcam a transição entre os séculos XX e XXI. Esse contexto, marcado por cenários instáveis e crises de credibilidade e confiança nos setores público e privado, fomenta novos olhares e abordagens de estudo nos campos de comunicação organizacional e relações públicas. Leis nacionais e internacionais que criminalizam e regulam a fiscalização e o julgamento de casos de corrupção, fraude, lavagem de dinheiro, cartel e outros crimes, regras de acesso a mercados de capitais e certificações de conformidade impulsionaram as discussões teóricas e práticas acerca da gestão da responsabilidade nas/das organizações. Nesse sentido, os campos da comunicação e da cultura organizacional são eixos de destaque, tanto para a identificação e análise de processos e fenômenos relacionados à significação, à conscientização, ao conhecimento, à atitude e ao comportamento dos indivíduos que compõem as organizações como, também, das influências desses fenômenos no mundo social.

O dossiê n. 27 da Organicom reunirá os estudos de comunicação organizacional e relações públicas que ofereçam reflexões contemporâneas sobre comunicação, ética organizacional e integridade, seus processos, fenômenos e estratégias, à luz das demandas de responsabilidade moral e conformidade, além de seus impactos sobre indivíduos, organizações, públicos, opinião pública e sociedade.

Convidamos os estudiosos do tema “Comunicação, ética e integridade a nos enviarem artigos científicos inéditos, pesquisas, depoimentos e resenhas que tenham relação com o tema até o dia 30 de julho de 2017.

Também acolheremos, para a seção Espaço Aberto, artigos de relações públicas e de comunicação organizacional que não se encaixam especificamente na temática do dossiê.

 

Coordenação do dossiê

Margarida M. Krohling Kunsch – mkkunsch@usp.br

Ágatha Camargo Paraventi – agathacamargoparaventi@usp.br

Else Lemos – elsesp@usp.br

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Revista Organicom

 

Organicom, publicada pelo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) é classificada com o nível B1 em Ciências Sociais Aplicadas I, no sistema Qualis/Capes.

Os textos recebidos são avaliados pelo Conselho Editorial e por pareceristas ad hoc, a partir de critérios de conteúdo, metodologia, qualidade e adequação aos objetivos e padrões estabelecidos nas normas de publicação.

Autores de artigos e pesquisas devem ter título de doutorado ou ser doutorandos. Havendo coautores, estes devem ser doutores, doutorandos, mestres e/ou mestrandos. Autores de depoimentos e resenhas devem ter titulação mínima de pós-graduação lato sensu (especialização).

A submissão dos textos deve ser feita após a realização do cadastro do autor no site  www.revistaorganicom.org.br, seguindo as normas vigentes de publicação.

Mais informações e orientações podem ser obtidas com as coordenadoras do dossiê, pelo e-mail organicom@revistaorganicom.org.br e também pela consulta às normas para autores, no site da revista (www.revistaorganicom.org.br), clicando em “Normas para publicação”, “informações para autores” e “submissões online”.

 

Orientações básicas para os textos

 

  • Seguir as normas expostas no site www.revistaorganicom.org.br.
  • Atenção especial para a inclusão dos seguintes tópicos:
  • Minicurrículo acadêmico e profissional básico.
  • E-mail, telefone e endereço postal completo.
  • Resumo de oito a dez linhas.
  • Três a cinco palavras-chave.
  • Título, resumo e palavras-chave devem vir em três idiomas – português, inglês e espanhol.

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Dosier de esta edición

 

COMUNICACIÓN, ÉTICA Y INTEGRIDAD

 

Los estudios sobre la ética de la organización, la integridad, el compliance, así como sus interfaces interdisciplinarios se han ampliado en comparación con los aspectos económicos, políticos, socio-culturales, tecnológicos y de organización que marca la transición entre el siglo XX y XXI. Este contexto, marcado por escenarios inestables y crisis de credibilidad y confianza en los sectores públicos y privados, fomenta nuevas perspectivas y enfoques en el estudio de los campos de comunicación y relaciones públicas de la organización. leyes nacionales e internacionales que penalizan y regular la vigilancia y el enjuiciamiento de casos de corrupción, fraude, lavado de dinero, cartel y otros delitos, las reglas de acceso a los mercados de capitales y los certificados de compliance impulsaron las discusiones teóricas y prácticas sobre la gestión responsabilidad en las organizaciones. En este sentido, los campos de la comunicación y la cultura organizacional son ejes importantes tanto para la identificación y análisis de los procesos y fenómenos relacionados con el significado, la conciencia, el conocimiento, la actitud y el comportamiento de los individuos en las organizaciones, así , las influencias de estos fenómenos en el mundo social.

El dosier del número 27 de la Revista Organicom cumple con los estudios de comunicación organizacional y relaciones públicas que ofrecen reflexiones contemporáneas sobre la comunicación, la ética de la organización y integridad, procesos, fenómenos y estrategias a la luz de las exigencias de la responsabilidad moral, el cumplimiento y su impacto en las personas, las organizaciones, la opinión pública y la sociedad pública.

Invitamos a los académicos que investigan la temática "Comunicación, ética e integridade" a inscribir artículos científicos originales, investigaciones, testimonios y reseñas de libros que se relacionan con ese tema, hasta el día 30 de julio de 2017.

También seran bienvenidos, para la sección Espacio Abierto, artículos de relaciones públicas y comunicación organizacional de temática diferente del dosier.

 

Coordinación del dosier

Margarida M. Krohling Kunsch – mkkunsch@usp.br

Ágatha Camargo Paraventi – agathacamargoparaventi@usp.br

Else Lemos – elsesp@usp.br

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Revista Organicom

 

Organicom es publicada por el Curso de Posgrado de Gestión Estratégica en Comunicación Organizacional y Relaciones Públicas (Gestcorp), de la Escuela de Comunicaciones y Artes de la Universidad de São Paulo (ECA-USP).

Los originales recibidos serán entregados a dos miembros del Consejo Editorial para la evaluación del contenido, la metodología y la  adecuación a los objetivos y las normas editoriales.

El autor de artícolos e investigaciones debe tener el título de doctorado o ser estudiante de doctorado. Existiendo coautores, estes deben ser doctores, doctorandos, magísteres o estudiantes de maestría.

La presentación de los textos debe ser precedida de la inscripción del autor en el sistema electrónico de la revista – cf.  http://www.revistaorganicom.org.br/.

 

Más informaciones y orientaciones pueden ser obtenidas con los coordinadores del expediente en <organicom@revistaorganicom.org.br> y también mediante la consulta de las normas para los autores en la revista web (www.revistaorganicom.org.br) haciendo clic en "normas para la publicación", "información para los autores" y "presentaciones en línea".

 

Directrices básicas para los textos

 

• Seguir las normas expuestas en el sitio <www.revistaorganicom.org.br>.

• Especial atención a la inclusión de los siguientes datos:

  • Minicurriculum académico y profesional básico.
  • E-mail, teléfono y dirección postal completa.
  • Resumen de ocho hasta diez líneas.
  • De tres hasta cinco palabras clave.
  • Título, resumen y palabras claves deben estar en el idioma original y en inglés, siendo la revista responsable por la traducción al portugués.

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Thematic dossier


 Communication, ETHICS and INTEGRITY


 Research on organizational ethics, integrity, compliance, and its interdisciplinary interfaces have expanded in the face of the economic, political, sociocultural, technological and organizational challenges evidenced through the transition between the 20th and 21st centuries. This context, marked by unstable scenarios and crises of credibility and trust in the public and private sectors, fosters new looks and approaches of study in the fields of organizational communication and public relations. National and international laws that criminalize and regulate the monitoring and adjudication of cases of corruption, fraud, money laundering, cartel and other crimes, as well as rules of access to capital markets and certifications of compliance, have boosted theoretical and practical discussions about the management of responsibility in organizations. In this sense, the fields of communication and organizational culture are prominent axes, both for the identification and analysis of processes and phenomena related to meaning, awareness, knowledge, attitude and behavior of the individuals that make up the organizations, as well as the influences of these phenomena in the social world.

The dossier no. 27 of Organicom will bring together studies of organizational communication and public relations that offer contemporary reflections on communication, organizational ethics and integrity, its processes, phenomena and strategies, in the light of the demands of moral responsibility, conformity and its impacts on individuals, organizations, publics, public opinion and society.

We invite the scholars of the theme "Communication, ethics and integrity" to send us unpublished scientific articles, research, testimonies and reviews that have a relationship with the theme until July 30, 2017.

We will also host, for the Open Space section, public relations and organizational communication articles that do not fit specifically in the dossier topic.

 

Coordinators of this issue:

 Margarida M. Krohling Kunsch – mkkunsch@usp.br

Ágatha Camargo Paraventi – agathacamargoparaventi@usp.br

Else Lemos – elsesp@usp.br

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The Journal

 Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Brazilian Organizational Communication and Public Relations Journal) has the objective of being an effective instrument of collaboration, debate and approach between academic studies and practical applications. For this purpose it is aimed at professors, researchers, professionals, graduate and post-graduate students, universities, institutions and other bodies interested in Communication and Public Relations. Organicom is a B1-level publication according to the Qualis / Capes International Index (Applied Social Sciences) and welcomes the contribution of authors who propose texts that are pertinent to the objective of the magazine and to its target publics.

The articles are evaluated by the Editorial Board and by ad hoc reviewers, based on criteria of content, methodology, quality and adequacy to the objectives and standards established in the publication.

Authors of articles and researchers must have a Ph.D. or be candidates for doctors’ degrees. If there are co-authors they must be Ph.Ds, candidates for doctors’ degrees, masters and/or candidates for masters’ degrees. Authors of depositions and reviews must hold at least a post-graduate degree.

Submission of the texts must be done after the registration of the author in the website www.revistaorganicom.org.br, following the current guidelines.

Further information and guidelines can be obtained from the coordinators of the dossier, by sending an e-mail to organicom@revistaorganicom.org.br and by consulting the guidelines for authors, on the journal's website (www.revistaorganicom.org.br), by clicking on "Normas para publicação/Rules for publication","Diretrizes para autores/Information for authors" and "online submissions".

 

BASIC GUIDELINES FOR AUTHORS

 The authors must send, together with their contributions, the following information: 

  • Academic data relative to the institutional bind, position, title and principal publications.  
  • Professional background.
  • Address for correspondence, telephone and e-mail (the latter will be published).
  • Eight to ten lines abstract.
  • Three to five keywords.
  • Title, abstract and keywords should come in three languages: Portuguese, English and Spanish.

 

Specific rules are available at www.revistaorganicom.org.br

 

Contacts:  www.revistaorganicom.org.br

E-mail: organicom@revistaorganicom.org.br            Phone: (+55 11) 3091 2949