Call for papers - Dossiê 29: “Comunicação Integrada, Relações Públicas e Marketing: convergência na era digital“

2018-06-01

REVISTA ORGANICOM

Call for Papers – 2º semestre 2018

Dossiê temático

“Comunicação Integrada, Relações Públicas e Marketing: convergência na era digital“

 

 

No contexto contemporâneo dos novos formatos de analisar e se comunicar com os públicos, as plataformas digitais de comunicação constroem uma nova linguagem impactando os estudos e práticas comunicacionais. A mensagem publicitária nas redes digitais e sociais não tem mais o intuito de falar da marca, produto ou serviço, e sim se tornar um canal de conteúdos de interesses do persona. A estratégia do marketing de conteúdo e o relacionamento nas mídias digitais/sociais se constituem na grande chave do sucesso da comunicação institucional e mercadológica no ambiente online, onde a horizontalidade ganha lugar.

Antigos padrões de civilização, políticos, econômicos, sócio-culturais e religiosos, estão sendo substituídos por um conjunto de padrões sociais mais horizontais e inclusivos, um mundo novo no qual a estrutura de poder que conhecemos está experimentando mudanças drásticas. A Internet tem proporcionado turnos de poder e conectividade e transparência para nossas vidas. Estamos vendo também como uma estrutura de poder vertical está sendo diluída por uma força mais horizontal.

E num mundo onde as forças horizontais, inclusivas e sociais por vezes superam as forças verticais, exclusivas e individuais, as comunidades de públicos tornam-se cada vez mais poderosas. Elas não têm medo de grandes empresas e grandes marcas. Elas gostam de compartilhar histórias, boas e ruins, sobre marcas. Conversas aleatórias sobre empresas e marcas são agora mais credíveis do que campanhas publicitárias direcionadas. Os círculos sociais tornaram-se importantes fontes de influência, ultrapassando as comunicações externas de marketing e até preferências pessoais. Os  consumidores tendem a seguir a liderança de seus pares ao decidir qual marca  escolher. É como se os clientes estivessem protegendo-se das mensagens persuasivas das marcas e das artimanhas de campanhas usando seus círculos sociais para construir uma fortaleza.

Na contemporaneidade, as políticas e as estratégias de comunicação das organizações, estabelecidas como decorrência de um planejamento de marketing e de relações públicas,  não deixam mais lugar para ações comunicativas isoladas e fragmentadas seja de que área forem. A propaganda e as relações públicas, mais do que nunca, devem caminhar juntas, pois não se separa o produto ou o serviço de quem os promove e oferece. Os tempos exigem que as organizações se apresentem e se posicionem institucionalmente sob os princípios da ética. O consumidor pós-moderno possui muitas armas para se defender daquilo que não lhe agrade, inclusive da propaganda enganosa e do consumismo exagerado.

 

As ações comunicativas precisam ser pensadas estrategicamente e no sentido muito amplo e integrado, ultrapassando as fronteiras dos anúncios e das campanhas publicitárias memoráveis do passado para divulgar e vender produtos e serviços. O mesmo ocorre com a percepção tradicional de relações públicas. Seus programas de  ações isoladas  com vistas a construir imagem institucional positiva e relacionamentos com os públicos, sem cumplicidade e sinergia de interesses, precisam dar lugar a novas formas de atuação muito mais éticas, estratégicas e  proativas.

O dossiê nº 29 da Organicom busca reunir estudos de comunicação integrada, comunicação organizacional e relações públicas que apresentem uma interface concreta com a gestão estratégica de marketing das organizações.

Convidamos os estudiosos e pesquisadores do tema “Comunicação Integrada, Relações Públicas e Marketing: convergência na era digital” a colaborarem com artigos científicos inéditos, pesquisas, depoimentos e resenhas que tenham relação com o tema até o dia 10 de setembro de 2018.

                                            Coordenadores do dossiê

                             Margarida M. Krohling Kunsch –mkkunsch@uol.com.br.

                            Mitsuru H. Yanaze-mitsuruyanaze@uol.com.br

 

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