Call for papers - Dossiê 31: "Inovação e empreendedorismo em comunicação"

2019-06-04

REVISTA ORGANICOM

Call for Papers - maio a agosto de 2019

Dossiê Temático:  “Inovação e empreendedorismo em comunicação”

 

A sociedade em rede, as consequências do avanço da internet sobre os meios de comunicação, as alterações no comportamento humano face às novas tecnologias, além de outras questões similares, provocaram questionamentos sobre o futuro das pesquisas em comunicação. Dentre os aspectos mais manifestos estão as empresas de mídia estabelecidas, que enfrentam problemas econômico-financeiros em virtude do enfraquecimento do modelo de negócio baseado no custeio do jornalismo pela publicidade. A esses problemas somam-se à redução da credibilidade no jornalismo, provocada, notadamente por notícias falsas, as quais são geradas, em grande parte pelas novas mídias.

Para superar obstáculos como esses, é imperioso buscar e fomentar a inovação e o empreendedorismo, apontados como elementos indispensáveis para encontrar soluções em ambientes críticos, como o que ocorre com a imprensa e as empresas de mídia estabelecidas. Por conta disso, nos últimos anos têm aumentado o interesse e as pesquisas com foco nas intercessões entre inovação, empreendedorismo e comunicação. Entre os aspectos de maior interesse na academia, destacam-se as iniciativas empreendedoras de empresas de base tecnológica, conhecidas como startups, que buscam suprir carências das mais variadas ordens.

No entanto, as startups, assim como as empresas de mídia estabelecidas e demais atores do ecossistema, não podem ser vistas de forma isolada. Eles fazem parte de redes, nas quais diversos membros cooperam para o desenvolvimento de novas empresas que contribuam para o ambiente em que estão inseridos. Em vista disso, é salutar compreender os mecanismos que fomentam e desenvolvem iniciativas inovadoras em empresas de sucesso, assim como formas de melhorar os ecossistemas de inovação. Nesse bojo, incluem-se pesquisas que versem sobre o ambiente de formação de novos profissionais em comunicação.

O dossiê nº 31 da Organicom busca reunir estudos de comunicação integrada, comunicação organizacional e relações públicas que apresentem uma interface concreta entre inovação, empreendedorismo e comunicação mormente a partir de pesquisas aplicadas ou teóricas subsidiadas por visões próximas das teorias clássicas da inovação.

Convidamos os estudiosos e pesquisadores do tema “Inovação e empreendedorismo em comunicação” a colaborarem com artigos científicos inéditos, pesquisas, depoimentos e resenhas que tenham relação com o tema até o dia 31 de julho de 2019.

 

Coordenadores do dossiê

Lucas Araújo - professorlucasaraujo@gmail.com

 

Contatos

Site: https://www.revistas.usp.br/organicom/

E-mail: revistaorganicom@gmail.com

Telefone: (+55 11) 3091-2949