Capital social, Internet e TV: controvérsias

Autores

  • Heloiza Matos Fundação Cásper Libero Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138964

Palavras-chave:

Capital Social. Mídia. Tecnologias. Engajamento cívico.

Resumo

O artigo analisa a evolução do conceito de capital social com base na formulação de Bourdieu, e seus desdobramentos entre os autores na Europa, Estados Unidos e Brasil. O conceito aparece como atributo individual e componente da ação coletiva nas redes sociais, influindo nos níveis de confiança e engajamento cívico. O texto enfatiza as formulações mais recentes da obra de Putnam, e da controvérsia provocada por sua posição, para quem a TV e a Internet estão diretamente implicadas no declínio do capital social.

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Biografia do Autor

  • Heloiza Matos, Fundação Cásper Libero Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Pós-doutora pela Université Stendhal, França, em 1995 (Comunicação Política) e 2007 (Comunicação, Capital Social e Tecnologia). Professora do Programa de Mestrado da Fundação Cásper Libero. Professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP até 2002

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Publicado

2008-06-14

Como Citar

MATOS, Heloiza. Capital social, Internet e TV: controvérsias. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 8, p. 23–35, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138964. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138964.. Acesso em: 7 maio. 2024.