Por que empresas eticamente orientadas?

Autores

  • Robert Henry Srour Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138967

Palavras-chave:

Ética empresarial. Responsabilidade social corporativa. Sustentabilidade empresarial. Capital de reputação. Públicos de interesse. Capitalismo social. Sociedade da informação. Bens intangíveis.

Resumo

O artigo discute os fundamentos sociológicos da adoção, pelas empresas, das estratégias de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade empresarial. Mostra como essa postura não decorre de uma benemérita tomada de consciência cívica ou de um surto de bom-mocismo, mas resulta de pressões cidadãs bem definidas e historicamente lastreadas. Destaca o crescente risco que ameaça o capital de reputação das empresas e aponta para a metamorfose da propriedade privada dos bens intangíveis em propriedade comum.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Robert Henry Srour, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade de São Paulo. Professor dos MBA da FIA (Fundação Instituto de Adminstração) e da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) da Faculdade de Economia, Adminstração e Contabilidade (FEA-USP)

Downloads

Publicado

2008-06-14

Como Citar

SROUR, Robert Henry. Por que empresas eticamente orientadas?. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 8, p. 59–67, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138967. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138967.. Acesso em: 7 maio. 2024.