Políticas de responsabilidad social y sus formas de difusión de diez corporativos multinacionales líderes que operan en México

Autores

  • María Antonieta Rebeil Corella Universidad Anáhuac México Norte. Centro de Investigación para la Comunicación Aplicada
  • Clemente Sánchez Uribe Asociación Mexicana de Comunicadores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138972

Palavras-chave:

Responsabilidade social. Comunicação Organizacional. Ética empresarial. Corporações multinacionais. Notas de imprensa.

Resumo

Apresentam-se os resultados da pesquisa sobre as práticas de responsabilidade social (RS) adotadas no México por dez corporações multinacionais. Discute-se o conceito de RS, sua relação com a ética, e se analisa uma amostra de notas de imprensa online para comparar o que as empresas sustentam com o que realizam. Oferecem-se idéias acerca das implicações que isso tem para a comunicação e se questiona de que forma uma corporação deve gerir seus processos de comunicação. Conclui-se que a RS penetrou na consciência e nas atividades das corporações estudadas. Entretanto, ao passo que algumas já a integraram ao seu dia-a-dia, outras ainda a encaram como parte separada de seu trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • María Antonieta Rebeil Corella, Universidad Anáhuac México Norte. Centro de Investigación para la Comunicación Aplicada
    Directora del Centro de Investigación para la Comunicación Aplicada (CICA) de la Universidad Anáhuac México Norte. Co-Coordinadora con Jacinta Hernández Pérez del Grupo de Investigación de la Comunicación Integral en las Organizaciones, de la Asociación Mexicana e Investigadores de la Comunicación
  • Clemente Sánchez Uribe, Asociación Mexicana de Comunicadores
    Investigador del CICA. Director de Promoción y Mercadotecnia de la Asociación Mexicana de Comunicadores (AMCO)

Publicado

2008-06-14

Como Citar

CORELLA, María Antonieta Rebeil; URIBE, Clemente Sánchez. Políticas de responsabilidad social y sus formas de difusión de diez corporativos multinacionales líderes que operan en México. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 8, p. 114–139, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138972. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138972.. Acesso em: 25 abr. 2024.