A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem

Autores

  • Lutiana Casaroli Universidade Federal de Santa Maria
  • Adair Caetano Peruzzolo Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-graduação em Comunicação Midiática

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138973

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional. Visibilidade. Auto-referencialidade. Efeito de sentido de imagem.

Resumo

Reflete-se sobre a comunicação como força vital de toda organização que a leva a entrar em relação com seus públicos por meio de mensagens. O foco das análises é a enunciação da organização midiática Zero Hora (ZH). Examinam-se as marcas de auto-referencialidade presentes na discursivização da cultura organizacional, mostrando-se fragmentos textuais da coluna Cartas do Editor. A enunciação da organização indica valores culturais como credibilidade, qualidade e responsabilidade, conferindo visibilidade a aspectos de si. A especificidade dos efeitos de suas operações auto-referenciais recai sobre as condições de produção de efeito de sentido de imagem.

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Biografia do Autor

  • Lutiana Casaroli, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Relações-públicas pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • Adair Caetano Peruzzolo, Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-graduação em Comunicação Midiática
    Pós-doutor pela Universidade de Barcelona (UAB). Professor titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria e dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas) da mesma Instituição

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Publicado

2008-06-14

Como Citar

CASAROLI, Lutiana; PERUZZOLO, Adair Caetano. A discursivização da cultura organizacional de Zero Hora: a auto-referencialidade como estratégia de produção de efeito de sentido de imagem. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 8, p. 140–149, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138973. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138973.. Acesso em: 7 maio. 2024.