O direito e o avesso: análise semiótica do discurso político e empresarial

Autores

  • Izídoro Blikstein Universidade de São Paulo Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138982

Palavras-chave:

Discurso. Semiótica. Discurso empresarial.

Resumo

Aborda-se a natureza dialógica do discurso e sua função para demonstrar como o discurso empresarial manipula os signos, por meio de uma narrativa marcada por estereótipos e incoerências semânticas. Desconstruindo discursos utilizados em situações reais, o autor exemplifica e esclarece como a estratégia discursiva pode contornar uma questão embaraçosa e causar um efeito positivo. Discute-se o dilema de ordem ética que as empresas vivenciam ao perseguirem um efeito de sentido favorável para seus produtos e sua imagem. O autor mostra que o discurso não é dito por uma única voz, mas por muitas vozes, geradoras de textos que se entrecruzam no tempo e no espaço.

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Biografia do Autor

  • Izídoro Blikstein, Universidade de São Paulo Fundação Getúlio Vargas
    Professor titular em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo. Livre-docente e doutor em Linguística pela mesma Instituição. Professor Adjunto na área de Comunicação e de Comunicação Empresarial na Fundação Getulio Vargas

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Publicado

2008-12-16

Como Citar

BLIKSTEIN, Izídoro. O direito e o avesso: análise semiótica do discurso político e empresarial. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 9, p. 36–48, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138982. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138982.. Acesso em: 1 maio. 2024.