Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade

Autores

  • Rudimar Baldissera Universidade Federal do Rio Grande dos Sul. Faculdade de Biblioteconomia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional. Paradigma da Complexidade. Sentidos.

Resumo

A Comunicação Organizacional é entendida, a partir do paradigma da complexidade, como processo de construção e disputa de sentidos no âmbito das relações organizacionais. Afirma-se que ela contempla três dimensões tensionadas e interdependentes: a organização comunicada (fala autorizada); a organização comunicante (fala autorizada e demais processos comunicacionais que se atualizam sempre que alguém estabelecer relação direta com a organização); e a organização “falada” (processos de comunicação que, não sendo a partir de relações diretas com a organização, referem-se a ela).

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Biografia do Autor

Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande dos Sul. Faculdade de Biblioteconomia

Doutor em Comunicação pela Ponstifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicaçã/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor do Curso de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande dos Sul (UFRGS).

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Publicado

2009-12-18

Como Citar

BALDISSERA, R. Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom, [S. l.], v. 6, n. 10-11, p. 115-120, 2009. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013. Acesso em: 26 fev. 2024.