Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática

Autores

  • Mariana Nacimento Bispo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Hugo Rodolfo Lovisolo Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Comunicação Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139108

Palavras-chave:

Representação social. Identidade. Olimpíada. Estereótipos.

Resumo

O presente artigo analisa a repercussão dada por parte da imprensa nacional (jornais O Globo e Folha de S.Paulo, em suas versões on-line, e ainda o portal Uol, em sua secção de esportes), aos estereótipos dos brasileiros divulgados no guia de etiquetas da Olimpíada de Londres de 2012. Trata-se de publicação lançada pelo VisitBritain com o intuito de aprimorar a receptividade que os profissionaisde turismo e os próprios londrinos darão aos visitantes que irão à capital britânica para participar do evento. Além disso, se faz uma análise comparativa dos estereótipos presentes no guia com algumas das interpretações do povo brasileiro elaboradas por estudiosos nacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Nacimento Bispo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Especialista em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Uerj.

Hugo Rodolfo Lovisolo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Comunicação Social

Pós-doutorado em Ciências dos Esportes pela Universidade do Porto (Portugal). Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Antropologia Social pela UFRJ. Graduado em Sociologia pela Universidad de Buenos Aires. Professor adjunto da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professor do Mestrado em Desenvolvimento Social do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam).

Downloads

Publicado

2011-12-26