Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque

Autores

  • Diego Figueiredo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • José Coelho de Andrade Albino Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Faculdade de Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139110

Palavras-chave:

Branding. Identidade. Estudos culturais. Futebol.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de projeção da identidade corporativa do Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS). Aborda, sobretudo, a forma como essa organização procura conciliar a ambiguidade dos labels de clube e empresa, principalmente na projeção de sua identidade na campanha publicitária “Alma colorada”. O estudo conjuga os conceitos de visão, cultura nas organizações, identidade e imagem, com a abordagem da comunicação sob a ótica dos estudos culturais e da semiótica cultural. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que utiliza o método de estudo de caso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Professor do Instituto de Educação Continuada da PUC-Minas, no curso de PósGraduação de Gestão Estratégica de Negócios.

José Coelho de Andrade Albino, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Faculdade de Comunicação e Artes

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Semiótica e Teorias do Discurso pela Pontifícia Universidade Catrólica de Minas Gerais (PUC-Minas). Graduado em Administração – Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Gerenciais do Centro Universitário Una. Professor da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-Minas

Downloads

Publicado

2011-12-26