Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque

Autores

  • Diego Figueiredo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • José Coelho de Andrade Albino Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Faculdade de Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139110

Palavras-chave:

Branding. Identidade. Estudos culturais. Futebol.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de projeção da identidade corporativa do Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS). Aborda, sobretudo, a forma como essa organização procura conciliar a ambiguidade dos labels de clube e empresa, principalmente na projeção de sua identidade na campanha publicitária “Alma colorada”. O estudo conjuga os conceitos de visão, cultura nas organizações, identidade e imagem, com a abordagem da comunicação sob a ótica dos estudos culturais e da semiótica cultural. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo que utiliza o método de estudo de caso.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Professor do Instituto de Educação Continuada da PUC-Minas, no curso de PósGraduação de Gestão Estratégica de Negócios.
  • José Coelho de Andrade Albino, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Faculdade de Comunicação e Artes
    Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Semiótica e Teorias do Discurso pela Pontifícia Universidade Catrólica de Minas Gerais (PUC-Minas). Graduado em Administração – Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Gerenciais do Centro Universitário Una. Professor da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-Minas

Downloads

Publicado

2011-12-26

Como Citar

FIGUEIREDO, Diego; ALBINO, José Coelho de Andrade. Comunicação no futebol: de reserva no banco a titular no ataque. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 15, p. 124–137, 2011. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139110. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139110.. Acesso em: 18 abr. 2024.