A gastronomia e os megaeventos esportivos na construção da marca "Brasil": aproximações entre copa do mundo, turismo e relações públicas

Autores

  • Anderson Gurgel Campos Universidade de Santo Amaro. Curso de Comunicação Social
  • Helena Maria A. Jacob Centro Universitário Fecap Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139113

Palavras-chave:

Megaeventos. Gastronomia. Copa do Mundo. Marca “Brasil”. Relações Públicas.

Resumo

Neste artigo analisa-se o papel da gastronomia como elemento de representação simbólica do país, a partir da marca “Brasil”. Com base nos conceitos de imagem corporativa, identidade e marca, desenvolve-se uma reflexão sobre como os pratos típicos nacionais podem contribuir para o fortalecimento da imagem brasileira no exterior. Discute-se o papel da gastronomia como sistema da cultura e, por consequência, como as relações públicas podem gerar a produção de textos simbólicos que ajudam a compor a imagem organizacional do Brasil na mídia, a partir dos megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Gurgel Campos, Universidade de Santo Amaro. Curso de Comunicação Social

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde estuda as imagens do esporteespetáculo. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santo Amaro (Unisa) e na pós-graduação do Centro Universitário FMU

Helena Maria A. Jacob, Centro Universitário Fecap Faculdade Cásper Líbero

Doutoranda do Programa de Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pesquisa sobre ambientes midiáticos da gastronomia. Bolsista Capes-Prosup – bolsa parcial. Mestre em Comunicação e Semiótica e graduada pela PUC-SP. Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente da Faculdade Cásper Líbero (Facásper) e do Centro Universitário Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).

Downloads

Publicado

2011-12-26