Comunicação, esporte, turismo e meio ambiente: como a canoagem transformou Piraju em cidade olímpica

Autores

  • Luciano Victor Barros Maluly Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • José Luiz Fernandes Cerveira Filho Universidade Federal do Paraná. Departamento de Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139114

Palavras-chave:

Comunicação. Esporte. Meio ambiente. Piraju. Turismo.

Resumo

Este artigo apresenta um relato sobre a experiência que ocorre na estância turística de Piraju, no interior de São Paulo. O principal argumento é o de que esse município se transformou em cidade olímpica a partir da implantação de projetos esportivo-educacionais que intentam o desenvolvimento da canoagem. A integração entre esporte, comunicação e meio ambiente modificou as relações sociais na localidade, com impactos diretos no turismo e no bem-estardos moradores. No bojo dessa situação, os resultados preliminares dessa política modificaram a rotina dos meios de comunicação na região.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Victor Barros Maluly, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pós-doutorado pela Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Graduado Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor de Jornalismo na ECA-USP.

José Luiz Fernandes Cerveira Filho, Universidade Federal do Paraná. Departamento de Ciências Sociais

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do Departamento de Ciências Sociais e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2011-12-26