A construção de um ídolo futebolístico na imprensa: estudo de caso

Autores

  • Ronaldo George Helal Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Comunicação Social. Departamento de Teoria da Comunicação
  • Alvaro do Cabo Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
  • Fausto Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
  • Camila Augusta Alves Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
  • João Paulo Vieira Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139117

Palavras-chave:

Futebol. Herói. Idolatria. Neymar. Imprensa.

Resumo

O artigo, perpassando as edições dos meses de abril, maio e junho de 2011 dos jornais O Globo (Rio de Janeiro) e O Estado de S. Paulo, procura investigar como a imprensa escrita está construindo a imagem do futebolista brasileiro Neymar(Neymar da Silva Santos Júnior). A pesquisa busca identificar quais recursos são acionados na tentativa de aproximar o jovem atleta à narrativa clássica do herói e/ou às “essencializações” que os brasileiros fazem de si mesmo.

 

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Biografia do Autor

  • Ronaldo George Helal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Comunicação Social. Departamento de Teoria da Comunicação
    Doutor e mestre em Sociologia pela New York University, com pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires. Docente do Departamento de Teoria da Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/Uerj).
  • Alvaro do Cabo, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-Uerj). Doutorando em História Comparada no IFCS/UFRJ
  • Fausto Amaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
    Mestrando do PPGCom-Uerj
  • Camila Augusta Alves Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
    Mestrando do PPGCom-Uerj
  • João Paulo Vieira Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
    Mestrando do PPGCom-Uerj

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Publicado

2011-12-26

Como Citar

A construção de um ídolo futebolístico na imprensa: estudo de caso. Organicom, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 233–246, 2011. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139117. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139117.. Acesso em: 29 mar. 2024.