A construção de um ídolo futebolístico na imprensa: estudo de caso

Autores

  • Ronaldo George Helal Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Comunicação Social. Departamento de Teoria da Comunicação
  • Alvaro do Cabo Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
  • Fausto Amaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
  • Camila Augusta Alves Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
  • João Paulo Vieira Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139117

Palavras-chave:

Futebol. Herói. Idolatria. Neymar. Imprensa.

Resumo

O artigo, perpassando as edições dos meses de abril, maio e junho de 2011 dos jornais O Globo (Rio de Janeiro) e O Estado de S. Paulo, procura investigar como a imprensa escrita está construindo a imagem do futebolista brasileiro Neymar(Neymar da Silva Santos Júnior). A pesquisa busca identificar quais recursos são acionados na tentativa de aproximar o jovem atleta à narrativa clássica do herói e/ou às “essencializações” que os brasileiros fazem de si mesmo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo George Helal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Comunicação Social. Departamento de Teoria da Comunicação

Doutor e mestre em Sociologia pela New York University, com pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires. Docente do Departamento de Teoria da Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/Uerj).

Alvaro do Cabo, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-Uerj). Doutorando em História Comparada no IFCS/UFRJ

Fausto Amaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Mestrando do PPGCom-Uerj

Camila Augusta Alves Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Mestrando do PPGCom-Uerj

João Paulo Vieira Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Mestrando do PPGCom-Uerj

Downloads

Publicado

2011-12-26

Como Citar

HELAL, R. G.; CABO, A. do; AMARO, F.; PEREIRA, C. A. A.; TEIXEIRA, J. P. V. A construção de um ídolo futebolístico na imprensa: estudo de caso. Organicom, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 233-246, 2011. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139117. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139117. Acesso em: 3 dez. 2023.