A influência do megaevento Copa do Mundo de 2012 na imagem do país-sede, com base na cobertura do jornal Zero Hora

Autores

  • Renata Amaral Remus Prefeitura de Canoas
  • Ana Cristina Cypriano Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139118

Palavras-chave:

Imagem. Megaevento. Copa do Mundo de 2010. África do Sul.

Resumo

Como um megaevento pode influenciar o país que o sedia, em diferentes aspectos, incluindo a sua imagem, é o foco central desta pesquisa. Para tanto,a África do Sul, onde se realizou o megaevento esportivo da Copa do Mundo de 2010, foi escolhida como objeto de estudo. A metodologia da pesquisa consistiu numa auditoria de imagem na mídia, em que foram selecionadas e analisadas em categorias as principais inserções sobre aquele país no “Jornal da Copa”, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS). Entende-se que as considerações e os resultados apresentados neste trabalho podem ser valiosos para a atividade dos profissionais de relações públicas, especialmente considerando a proximidade da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Amaral Remus, Prefeitura de Canoas

Graduada em Relações Públicas pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É relações-públicas do Gabinete do Prefeito de Canoas (RS).

Ana Cristina Cypriano Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Cefet-MT). Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Comunicação Social – Relações Públicas pela UFRGS. Professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS

Downloads

Publicado

2011-12-26