A relação entre hospital e usuários na ótica da comunicação

Autores

  • Marisa Romangnolli Universidade de São Paulo. Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-Faciais
  • Maria Teresa Miceli Kerbauy Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139136

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Cultura organizacional. Vínculos organizacionais. Comunicação em saúde.

Resumo

O artigo avalia a influência da cultura e de elementos dos vínculos organizacionais na percepção do processo comunicativo entre um hospital universitário público e seus usuários, bem como as estratégias utilizadas para superar dificuldades nesse diálogo. Foi possível ainda avaliar como o diálogo é percebido num cenário marcado por vínculos organizacionais como identificação, sentimento de pertença, idealização da organização e solidariedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marisa Romangnolli, Universidade de São Paulo. Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-Faciais
    Mestre em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Faac-Unesp/Bauru). Especialista em Comunicação nas Organizações pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Analista de comunicação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP). Chefe técnica do Serviço de Comunicação do HRAC-USP.
  • Maria Teresa Miceli Kerbauy, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Sociais
    Doutora e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutora em Ciência Política pelo Instituto de Iberoamérica (Espanha). Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. Docente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara. Docente convidada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, em Bauru.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Como Citar

ROMANGNOLLI, Marisa; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. A relação entre hospital e usuários na ótica da comunicação. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 169–181, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139136. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139136.. Acesso em: 19 abr. 2024.