Gravidez de adolescentes na mídia impressa

Autores

  • Sonia Regina Schena Bertol Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139140

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência. Mídia impressa. Análise de enquadramento.

Resumo

A comunicação é uma das principais ferramentas para intervir na saúde, pois utiliza estratégias para informar e influenciar as decisões dos indivíduos, no sentido de promoverem sua saúde. No caso da gravidez na adolescência, grande parte da percepção que se tem sobre o tema advém da abordagem feita pela mídia impressa. Sendo assim, desenvolvemos um estudo por meio do qual se procura analisar os principais enfoques que o tema recebe na mídia local, na mídia estadual e na mídia nacional. Para tanto, foram escolhidos, respectivamente, O Nacional, de Passo Fundo (RS), Zero Hora, de Porto Alegre (RS), e a Folha de S.Paulo. O presente artigo atém-se exclusivamente à verificação da presença do tema na mídia local, representada por O Nacional, seguindo um protocolo de análise elaborado para este fim.

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Biografia do Autor

  • Sonia Regina Schena Bertol, Universidade de Passo Fundo
    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Doutorado-sanduíche na Johns Hopkins University (EUA). Professora e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo (UPF). Coordenadora do Curso de Jornalismo da UPF.

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Publicado

2012-11-06

Como Citar

BERTOL, Sonia Regina Schena. Gravidez de adolescentes na mídia impressa. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 223–241, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139140. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139140.. Acesso em: 24 abr. 2024.