A representação do tema drogas na mídia capixaba

Autores

  • Eliana Martins Marcolino Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
  • Edgard José Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo. Departamento de Comunicação Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139150

Palavras-chave:

Adolescente. Criança. Cidadania. Drogas. Jornalismo.

Resumo

O presente trabalho refere-se à análise da cobertura do tema drogas em dois jornais da cidade de Vitória (ES): A Gazeta e A Tribuna. As matérias analisadas compreendem o período de 1º a 31 de julho de 2010. Duas questões básicas constituem o problema de pesquisa: como os jornais capixabas abordam o tema; como o divulgam envolvendo crianças e adolescentes. Utilizou-se como método a análise de conteúdo das matérias e análise comparativa entre os jornais. Trata-se de um estudo exploratório documental, com enfoque qualitativo. A pesquisa mostra que o discurso que permeia os jornais capixabas em torno do tema drogas está centrado no modelo proibicionista e policialesco.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliana Martins Marcolino, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo Umesp), com estágio na Universidade de Havana (Cuba). Mestre em Comunicação Social pela Umesp. Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas São Pedro (Faesa), de Vitória (ES). Pesquisadora do Observatório Saúde na Mídia (OSM) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Experiência na área de comunicação, com ênfase em jornalismo e em comunicação e saúde.
  • Edgard José Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo. Departamento de Comunicação Social
    Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com estágio de pesquisa na Université du Québec à Montréal. Mestre em Sciences de lInformation et de la Communication pela Université de Grenoble 3. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Como Citar

MARCOLINO, Eliana Martins; REBOUÇAS, Edgard José. A representação do tema drogas na mídia capixaba. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 16-17, p. 379–392, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139150. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139150.. Acesso em: 24 abr. 2024.