Em busca de novas narrativas organizacionais: análise de conteúdo audiovisual e proposta de matriz estruturante em storytelling

Autores

  • Rodrigo Silveira Cogo Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139167

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Esponsabilidade Histórica. Memória organizacional. Storytelling.

Resumo

Constatações cotidianas no fazer comunicação apontam uma distância considerável entre a projeção da identidade e a percepção gerada, o que evidencia que informar e comunicar são instâncias muito diferentes no processo de relacionamento e de diálogo. Isto é ainda mais radical numa época de multiprotagonismo, adensamento das fontes de confiança e sobrecarga de mensagens circulantes. É neste panorama que o presente estudo foi motivado e proposto: reunir, observar, analisar, entender, esquematizar e auxiliar a aplicar o formato narrativo do storytelling, especialmente aquele baseado na experiência da fonte evocadora. Trata-se de suscitar a rememoração de histórias de vida e seu entrelace com a trajetória no tempo de agentes organizacionais. É feita uma análise de conteúdo audiovisual institucional de dez organizações, pela técnica da análise estrutural da narrativa, e proposta uma matriz estruturante de elementos em storytelling.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Silveira Cogo, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
    Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional pela ECA-USP. Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Consultor de pesquisa qualitativa da Ideafix Estudos Institucionais. Gerente de Conteúdo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), onde também é professor do MBA Gestão da Comunicação Empresarial.

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

COGO, Rodrigo Silveira. Em busca de novas narrativas organizacionais: análise de conteúdo audiovisual e proposta de matriz estruturante em storytelling. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 18, p. 31–44, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139167. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139167.. Acesso em: 19 abr. 2024.