Ideias-força evidenciadas no discurso organizacional sobre sustentabilidade

Autores

  • Márcio Simeone Henriques Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
  • Lidiane Ferreira Sant'Ana

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139170

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Organizações. Discurso.

Resumo

Sob a ótica da comunicação organizacional, este artigo aborda as estratégias discursivas que as empresas utilizam para conciliar seus negócios e interesses econômicos com as pressões legais e sociais por responsabilidade ambiental. Para entender o lugar de fala que elas assumem, é analisado empiricamente o discurso organizacional sobre a sustentabilidade de três grandes empresas que atuam no Brasil, por meio de três ideias-força: responsabilidade pelo impacto ambiental gerado pela empresa; adoção de práticas mitigadoras de danos ambientais; e estímulo à adoção de atitudes sustentáveis por parte dos demais atores sociais.

 

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Biografia do Autor

Márcio Simeone Henriques, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Relações Públicas. Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de PósGraduação em Comunicação Social da UFMG. Participante do grupo de pesquisa “Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais” (PUC-Minas/CNPq).

Lidiane Ferreira Sant'Ana

Mestre em Comunicação Social – Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Especialização em Jornalismo: práticas contemporâneas pela PUC-Minas. Graduada em Relações Públicas. Membro dos grupos de pesquisa “Comunicação no contexto organizacional: aspectos teóricos e conceituais” (PUC-Minas/CNPq) e “Campo comunicacional e suas interfaces” (PUC-Minas/Fapemig).

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Publicado

2013-06-20

Como Citar

HENRIQUES, M. S.; SANT’ANA, L. F. Ideias-força evidenciadas no discurso organizacional sobre sustentabilidade. Organicom, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 71-82, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139170. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139170. Acesso em: 5 out. 2022.