As disputas argumentativas em torno do novo Código Florestal no Twitter: comunicação, economia e sociedade na perspectiva ambiental

Autores

  • Priscila Muniz de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco
  • José Afonso da Silva Júnior Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139174

Palavras-chave:

Código florestal. Meio ambiente. Novas mídias. Twitter. Comunicação.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar quanti e qualitativamente os fluxos comunicativos no Twitter sobre as mudanças no Código Florestal, visando entender se o ambiente comunicativo desse microblog foi ou não usado de modo a manifestar uma pluralidade de discursos e argumentos envolvendo diferentes posições na disputa. Depois de comprovar parcialmente tal pluralidade, os argumentos utilizados pelos dois lados da disputa (os favoráveis e os contrários às mudanças) foram elencados e confrontados com um referencial teórico sobre meio ambiente ancorado em questões de comunicação, economia e ciências sociais.

 

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Biografia do Autor

  • Priscila Muniz de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Jornalismo pela UFPE.
  • José Afonso da Silva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco
    Pós-doutor pela Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, Espanha. Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor adjunto da UFPE

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Publicado

2013-06-20

Como Citar

MEDEIROS, Priscila Muniz de; SILVA JÚNIOR, José Afonso da. As disputas argumentativas em torno do novo Código Florestal no Twitter: comunicação, economia e sociedade na perspectiva ambiental. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 18, p. 123–137, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139174. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139174.. Acesso em: 18 abr. 2024.