As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro

Autores

  • Luíza Mônica Assis da Silva Universidade Católica de Brasília
  • Ana Lúcia Galinkin Universidade de Brasília
  • Angela Maria de Oliveira Almeida Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139176

Palavras-chave:

Representações sociais. Responsabilidade social.Comunicação organizacional.

Resumo

Este artigo objetiva identificar as representações sociais da responsabilidade social na publicidade institucional de um banco brasileiro e no discurso de seus funcionários e clientes. Tendo como referência a teoria das representações sociais, identificamos as representações em comerciais institucionais para televisão por meio do método semiótico e aplicamos um survey em uma amostra de 640 funcionários e 377 estudantes-clientes. Os resultados mostram distintas representações. A veiculada pela empresa busca legitimar seus interesses. Os funcionários elaboram representações de modo identitário e próximo ao discurso oficial. Os clientes representam de acordo com a sua condição de consumidores. Essas representações dialogam com arepresentação hegemônica do capitalismo.

 

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Biografia do Autor

Luíza Mônica Assis da Silva, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Ana Lúcia Galinkin, Universidade de Brasília

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada III do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, do Instituto de Psicologia da UnB.

Angela Maria de Oliveira Almeida, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain. Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, do Instituto de Psicologia da UnB. Dirige o Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social “Serge Moscovici”.

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Publicado

2013-06-20

Como Citar

SILVA, L. M. A. da; GALINKIN, A. L.; ALMEIDA, A. M. de O. As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro. Organicom, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 151-164, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139176. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139176. Acesso em: 30 nov. 2023.