As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro

Autores

  • Luíza Mônica Assis da Silva Universidade Católica de Brasília
  • Ana Lúcia Galinkin Universidade de Brasília
  • Angela Maria de Oliveira Almeida Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139176

Palavras-chave:

Representações sociais. Responsabilidade social.Comunicação organizacional.

Resumo

Este artigo objetiva identificar as representações sociais da responsabilidade social na publicidade institucional de um banco brasileiro e no discurso de seus funcionários e clientes. Tendo como referência a teoria das representações sociais, identificamos as representações em comerciais institucionais para televisão por meio do método semiótico e aplicamos um survey em uma amostra de 640 funcionários e 377 estudantes-clientes. Os resultados mostram distintas representações. A veiculada pela empresa busca legitimar seus interesses. Os funcionários elaboram representações de modo identitário e próximo ao discurso oficial. Os clientes representam de acordo com a sua condição de consumidores. Essas representações dialogam com arepresentação hegemônica do capitalismo.

 

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Biografia do Autor

  • Luíza Mônica Assis da Silva, Universidade Católica de Brasília
    Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Ana Lúcia Galinkin, Universidade de Brasília
    Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada III do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, do Instituto de Psicologia da UnB.
  • Angela Maria de Oliveira Almeida, Universidade de Brasília
    Doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain. Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, do Instituto de Psicologia da UnB. Dirige o Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social “Serge Moscovici”.

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Publicado

2013-06-20

Como Citar

As várias faces da moeda: representações da responsabilidade social em um banco brasileiro. Organicom, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 151–164, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139176. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139176.. Acesso em: 28 mar. 2024.