Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina

Autores

  • Luciana Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
  • Otávio Dulci Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139177

Palavras-chave:

Responsabilidade social empresarial. Questão social. História comparada. Brasil. Argentina.

Resumo

Neste artigo procura-se compreender por que, no Brasil, os empresários assumiram a divulgação de discursos e práticas de responsabilidade social empresarial (RSE), quando na Argentina foi a sociedade civil organizada que o fez. Desse modo, além do esforço comparativo – sempre útil para apontar semelhanças e diferenças, criar escalas e perceber generalidades – compreende- se que na abordagem do tema há uma lacuna a ser suprimida: a construção de um marco histórico sobre a ação empresarial em relação à questão social. Como corolário, pretende-se entender o quadro contextual que reveste de sentidos a expressão RSE em cada realidade nacional analisada, levando em consideração o fato de que, mesmo sendo um discurso global, ele não é homogêneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
    Doutora em Ciências Humanas – Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Sociologia da Cultura pela UFMG. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.
  • Otávio Dulci, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Ciências Sociais pela UFMG. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

OLIVEIRA, Luciana; DULCI, Otávio. Elites empresariais, a questão social e a responsabilidade social empresarial no Brasil e na Argentina. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 18, p. 165–182, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139177. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139177.. Acesso em: 19 abr. 2024.