O discurso da sustentabilidade: construção de sentido para a comunicação interna

Autores

  • Wilma Pereira Tinoco Vilaça Centro Universitário de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139180

Palavras-chave:

Comunicação Interna. Sustentabilidade. Análise do discurso. Modelo.

Resumo

Resumo: Este artigo, um recorte da tese defendida pela autora na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob a orientação da Profa. Margarida Kunsh, busca analisar os discursos construídos nas organizações quando elas se pautam por uma política de sustentabilidade. Ao adotar como pressuposto que esses discursos precisarão fazer sentido para aqueles que o recebem – os funcionários –, a pesquisa procura entender se as pessoas têm realmente se mobilizado para as questões mais urgentes trazidas pela comunicação interna, em função dessa apreensão de sentido. As conclusões apontam que a comunicação interna tem sido capaz de promover a transformação necessária para a mudança de paradigma representada pela sustentabilidade.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wilma Pereira Tinoco Vilaça, Centro Universitário de Belo Horizonte
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)/Fundação Dom Cabral. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial pela PUC-Minas. Bacharel em Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Docente do Uni-BH, nos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Eventos e Processos Gerenciais. Sócia-fundadora da WV Comunicação Empresarial Ltda.

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

VILAÇA, Wilma Pereira Tinoco. O discurso da sustentabilidade: construção de sentido para a comunicação interna. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 18, p. 204–230, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139180. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139180.. Acesso em: 18 abr. 2024.