Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas

Autores

  • Gisele Rosso Ministério Público do Trabalho no Paraná
  • Celsi Brönstrup Silvestrin Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139181

Palavras-chave:

Comunicação pública. Responsabilidade social. Organizações públicas. Interesse público. Releases.

Resumo

O artigo propõe o uso da comunicação pública na gestão pública como forma de exercer a responsabilidade social. Analisa brevemente a correlação existente entre ambas, fundamentando aspectos teóricos relevantes sobre o conceito da comunicação pública. Demonstra operacionalmente essa prática, trazendo resultados da pesquisa realizada no Ministério Público do Trabalho no Paraná, ao evidenciar que a opção pela comunicação pública, de fato, promove a responsabilidade social ao favorecer a participação e os interesses da sociedade, na exigência da accountabillity e no alastramento da esfera pública.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gisele Rosso, Ministério Público do Trabalho no Paraná
    Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Comunicação Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Assessora de comunicação do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPTPR). Analista de Comunicação da Embrapa.
  • Celsi Brönstrup Silvestrin, Universidade Federal do Paraná
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Mestrado em Comunicação da UFPR, integrando a linha de pesquisa Comunicação, política e atores coletivos.

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

ROSSO, Gisele; SILVESTRIN, Celsi Brönstrup. Comunicação pública como prática de responsabilidade social das organizações públicas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 18, p. 231–243, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139181. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139181.. Acesso em: 25 abr. 2024.