A comunicação interna e a construção da cultura organizacional em equipes esportivas vencedoras: o caso do FC Barcelona

Autores

  • Ary José Rocco Júnior Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139195

Palavras-chave:

Cultura organizacional. Marketing esportivo. Clubes esportivos.• Esporte de alto rendimento. FC Barcelona.

Resumo

O aspecto mais sensível dessas estratégias foi sentido apenas na comunicação mercadológica. A construção de uma cultura organizacional que permita o aproveitamento de uma identidade que agregue todos os stakeholders dessas instituições ainda é desprezada. O objetivo deste artigo é analisar, por meio do exemplo do FC Barcelona, o papel da comunicação interna na construção de um modelo de cultura organizacional que apresente resultados esportivos e mercadológicos.

 

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Biografia do Autor

  • Ary José Rocco Júnior, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Administração e Planejamento pela PUC-SP. Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (Facásper). Professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (Eefe-USP) e do Mestrado Profissional em Administração – Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho (Uninove). Coordenador do grupo de pesquisa “Comunicação e esporte”, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (intercom). Diretor da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva (Algede).

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

ROCCO JÚNIOR, Ary José. A comunicação interna e a construção da cultura organizacional em equipes esportivas vencedoras: o caso do FC Barcelona. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 19, p. 96–107, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139195. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139195.. Acesso em: 25 abr. 2024.