A dinâmica comunicativa no ambiente interno das organizações: inter-relação da comunicação formal com a comunicação informal

Autores

  • Ivone de Lourdes Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Terezinha Gislene Rodrigues Alencar Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139204

Palavras-chave:

Organização. Comunicação formal. Comunicação informal. Ambiente interno. Nterlocutores. Interdependência.

Resumo

É na relação entre a comunicação formal e a comunicação informal que se encontra o eixo condutor de nossa análise, que tem como referência a pesquisa empírica, desenvolvida por uma das autoras no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Minas, com ênfase em processos interacionais no contexto organizacional. A pesquisa de campo foi desenvolvida no período de junho a agosto de 2013 em duas organizações públicas ligadas à pesquisa e teve como objetivo investigar as ações comunicativas entre a organização e seus empregados. O presente artigo questiona a distinção estabelecida entre a comunicação formal e a informal quando se desenvolvem estratégias de comunicação e mostra a interdependência entre os dois processos interativos no ambiente interno das organizações.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivone de Lourdes Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Université de Toulouse III, França. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Vice-coordenadora do GT “Comunicação em contextos organizacionais”, da Compós.
  • Terezinha Gislene Rodrigues Alencar, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Mestranda em Comunicação Social no Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Especialista em Comunicação Estratégica nas Organizações pela PUC-Minas. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Jornalista da Embrapa Tabuleiros Costeiros, de Aracaju (SE).

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; ALENCAR, Terezinha Gislene Rodrigues. A dinâmica comunicativa no ambiente interno das organizações: inter-relação da comunicação formal com a comunicação informal. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 19, p. 199–209, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139204. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139204.. Acesso em: 25 abr. 2024.