A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade

Autores

  • Wellington Teixeira Lisboa Universidade Estadual de Campinas Universidade Católica de Santos
  • Fernanda Portes Alves

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139205

Palavras-chave:

Comunicação interna. Cultura organizacional. Pequena empresa. Relações públicas.

Resumo

Este estudo objetiva explorar a temática da comunicação interna em pequenas empresas, focando a gestão dos relacionamentos como crucial para a efetividade de negócios desse porte. Apresenta-se uma revisão contextual sobre a expressão dessas organizações no Brasil e divulga-se o resultado de uma pesquisa focada no cenário da comunicação interna num salão de beleza. Conclui-se que as pequenas empresas, amadoras nos seus processos de gestão, carecem de políticas de relacionamento ao público interno, que promovam o entrosamento para além das vias dos fluxos comunicacionais não sistematizados.

 

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Biografia do Autor

  • Wellington Teixeira Lisboa, Universidade Estadual de Campinas Universidade Católica de Santos
    Doutorando em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, com diploma covalidado pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador da Cátedra Giusfredo Santini, do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ - Portugal) e do Observatório das Migrações (Unicamp-Fapesp). Docente no curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Santos (Unisantos). Diretor Científico da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP/SP).
  • Fernanda Portes Alves
    Pós-graduanda no Curso de Especialização Lato Sensu em Comunicação Empresarial da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas, pela Universidade Católica de Santos. Assistente de Novos Negócios na Agência de Comunicação MKT Virtual.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

A pequena empresa brasileira e suas demandas comunicacionais internas: amadorismo, fluxos, vaidade. Organicom, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 210–220, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139205. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139205.. Acesso em: 28 mar. 2024.