Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade

Autores

  • Luiz Alberto de Farias Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Universidade Anhembi-Morumbi
  • Carolina Gancho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139214

Palavras-chave:

Pós-Modernidade. Relações públicas. Comunicação organizacional. Eventos. Sociedade do espetáculo.

Resumo

Em tempos de comunicação digital e virtual, os eventos continuam sendo instrumentos valiosos de relacionamento com os públicos de interesse de uma organização. Este trabalho analisa os eventos em dois momentos históricos, a modernidade e a pós-modernidade, com o objetivo de compreender sua relevância para a gestão estratégica das relações públicas e da comunicação organizacional. Partindo da hipótese de que os eventos teriam sido ressignificados na pós-modernidade, deixando de lado seu aspecto espetacular e tornados mais estratégicos, acabou-se por concluir que o momento ainda é de transição. Apesar de a lógica indicar que os eventos poderiam ter assumido uma posição mais adequada à realidade da comunicação digital, os resultados da pesquisa mostraram que ainda há muito que caminhar na direção de uma comunicação verdadeiramente dialógica.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Alberto de Farias, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Universidade Anhembi-Morumbi
    Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo (Prolam-USP). Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (Facásper). Especialista em Teoria da Comunicação e graduado em Relações Públicas pela Facásper. Graduado em Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor acadêmico das Escolas de Comunicação e Educação da Universidade Anhembi-Morumbi.
  • Carolina Gancho
    Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Relações Públicas pela ECA-USP.

Downloads

Publicado

2014-06-29

Como Citar

FARIAS, Luiz Alberto de; GANCHO, Carolina. Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 20, p. 24–38, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139214. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139214.. Acesso em: 24 abr. 2024.