Identidade organizacional e memória

Autores

  • Davide Ravasi Cass Business School

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139215

Palavras-chave:

Identidade organizacional. Identidade corporativa. Patrimônio. Memória. Museus corporativos.

Resumo

O conceito de identidade organizacional diz respeito às crenças e aos entendimentos de membros sobre as características mais centrais, duradouras e distintas das organizações. Cultura e patrimônio cultural estão entre as mais comuns e poderosas referências para a identidade organizacional. Quando os membros de uma organização refletem sobre o que esta é e representa, suas crenças são frequentemente baseadas na história organizacional. Neste artigo discute-se como a memória organizacional e as práticas mnemônicas são importantes para a preservação ou redescoberta da identidade organizacional e para apoiar iniciativas orientadas ao futuro em design, gestão de marcas e gerenciamento de recursos humanos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Davide Ravasi, Cass Business School
    Doutor em Administração de Negócios pela Università Bocconi, Milão, Itália. Professor associado de Gestão Estratégica e Empresarial na Cass Business School, Londres. Membro do corpo editorial das revistas Academy of Management Journal, Academy of Management Review, Journal of Management, Journal of Management Studies, Strategic Organization.

Downloads

Publicado

2014-06-29

Como Citar

RAVASI, Davide. Identidade organizacional e memória. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 20, p. 39–49, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139215. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139215.. Acesso em: 26 abr. 2024.