Identidade é o território organizado e assegurado pela memória e pelas narrativas

Autores

  • Paulo Nassar Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Rodrigo Silveira Cogo Escola Superior de Engenharia e Gestão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139216

Palavras-chave:

Colaboração. Diálogo. Memória. Narrativas. Identidade.

Resumo

Relações mais abertas e cooperativas dentro das organizações, com fluidez a múltiplas vozes e baseadas na confiança, deve ser alvo do planejamento de comunicação. Para conhecer uma empresa, avaliá-la com coerência e responsabilidade, é preciso olhar sua trajetória no tempo, na perspectiva histórica, que contém todas as responsabilidades – cumpridas ou não. Este artigo faz uma discussão teórica sobre a força da memória organizacional como legitimadora das diretrizes comunicacionais e do storytelling como recurso narrativo de confiança e de identidade, dando base às organizações polifônicas.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Nassar, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione, Milão, Itália. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor livre-docente da ECA-USP. Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (Genin), da ECA-USP. Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
  • Rodrigo Silveira Cogo, Escola Superior de Engenharia e Gestão
    Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP. Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor nos cursos de especialização em Gestão em Comunicação Empresarial da Aberje e da Escola Superior de Engenharia e Gestão (Eseg). Gerente de Conteúdo para interfaces digitais, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Downloads

Publicado

2014-06-29

Como Citar

NASSAR, Paulo; COGO, Rodrigo Silveira. Identidade é o território organizado e assegurado pela memória e pelas narrativas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 20, p. 50–60, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139216. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139216.. Acesso em: 24 abr. 2024.