Memória empresarial: uma proposta teórico-conceitual

Autores

  • Renata Cássia Andreoni de Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139219

Palavras-chave:

Memória. Comunicação. Poder. Organizações. Memória empresarial.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta teórico-conceitual sobre a memória empresarial, entendendo-a como fonte constituinte de discursos organizacionais. Esses discursos são percebidos como produtos e produtores de uma tríade conceitual, formada por memória, comunicação e poder. Nesta perspectiva, a memória empresarial se constitui a partir dessa tríade. Propomos perceber e dialogar a respeito das potencialidades afetivas da memória (pertencimento, vínculos, identidade), mas, também, suas competências mais pragmáticas (saberes e informações) que podem atuar sobre a gestão do conhecimento.

 

 

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Biografia do Autor

  • Renata Cássia Andreoni de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutoranda em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Comunicação Social pela PUC-RS. Especialista em Gestão Cultural, Patrimonial e Turismo Sustentável pela Fundación Ortega y Gasset (Foga), Buenos Aires. Graduada em História pelo Centro Universitário Metodista do Sul (IPA). Idealizadora e ex-coordenadora da Unidade de Documentação e Memória da Cia. Carris Porto-Alegrense.

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Publicado

2014-06-29

Como Citar

SOUZA, Renata Cássia Andreoni de. Memória empresarial: uma proposta teórico-conceitual. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 20, p. 73–83, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139219. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139219.. Acesso em: 23 abr. 2024.