Storytelling, interação e memória: estudo sobre as narrativas transmidiáticas como mediadoras cognitivas da relação entre seus fãs

Autores

  • Ramon Queiroz Marlet Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Leandro Leonardo Batista Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139222

Palavras-chave:

Memória. Cognição. Storytelling transmídia. Mediação. Fã.

Resumo

O presente artigo visa estudar a complexa relação entre storytelling e memória cognitiva em tempos de cultura da convergência midiática. Sendo assim, apresentaremos alguns focos teóricos para facilitar o entendimento da relação entre fãs de um objeto ficcional e seus pares, mediada pelas novas plataformas de comunicação que utilizam o formato narrativo de storytelling e que podem afetar como estas informações são armazenadas e disponibilizadas cognitivamente. Por fim, ilustraremos esse processo por meio das análises de um fórum de discussão e uma comunidade de fanfiction, ambos on-line.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ramon Queiroz Marlet, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Mestrando em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pela ECA-USP. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
  • Leandro Leonardo Batista, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutor em Comunicação Social pela University of North Carolina (EUA). Mestre em Propaganda pela University of North Carolina. Professor titular de graduação e pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Downloads

Publicado

2014-06-29

Como Citar

MARLET, Ramon Queiroz; BATISTA, Leandro Leonardo. Storytelling, interação e memória: estudo sobre as narrativas transmidiáticas como mediadoras cognitivas da relação entre seus fãs. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 20, p. 107–117, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139222. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139222.. Acesso em: 19 abr. 2024.