Narrativas na construção de marcas:storytelling e a comunicação de marketing

  • Kleber Carrilho Universidade Metodista de São Paulo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Kleber Markus Universidade Metodista de São Paulo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão de Comunicação e Marketing
Palavras-chave: Storytelling. Marketing. Comunicação. Marcas. Publicidade.

Resumo

Nos últimos anos, o termo storytelling passou a fazer parte das discussões sobre estratégias de comunicação e marketing nas empresas. Observando essa tendência, este artigo traz um resgate das origens das relações entre a comunicação mercadológica e narrativas, além de apresentar como a temática tem movimentado o mercado e as atuações de agências e empresas. Além disso, faz uma breve observação sobre campanhas publicitárias e ações de comunicação mercadológica que contam histórias, finalizando com uma discussão sobre o futuro do tema.

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Biografia do Autor

Kleber Carrilho, Universidade Metodista de São Paulo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Comunicação Mercadológica da Umesp. Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP. Membro do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom), da ECA-USP.
Kleber Markus, Universidade Metodista de São Paulo Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão de Comunicação e Marketing
Pós-doutor pela Université de Paris V – Sorbonne. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor dos programas de pós-graduação em Comunicação Social e Administração da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Mercadológica da Faculdade de Comunicação da Umesp. Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP
Publicado
2014-06-29