Memória e comunicação organizacional no Brasil: interfaces

Autores

  • Lucia Santa Cruz Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139229

Palavras-chave:

Memória organizacional. Comunicação organizacional. Identidade corporativa.

Resumo

Este artigo procura investigar as interfaces entre a cultura da memória e as ações de comunicação das organizações no cenário brasileiro. Apoiado nos resultados de recente pesquisa do estado da arte da temática no Brasil, o artigo se vale de duas iniciativas empresariais – o site Memória das Comunidades Natura e o Centro de Memória Bunge – para refletir sobre os usos que a comunicação organizacional faz da Memória das organizações para produzir discursos de construção de identidade e estabelecer relacionamentos com os públicos de interesse de empresas e instituições. O referencial teórico dos estudos de memória vem dos campos da história e da museologia.

 

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Biografia do Autor

  • Lucia Santa Cruz, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Graduada em Jornalismo pela ECO-UFRJ. Professora das graduações de Jornalismo e Publicidade da ESPM-Rio. Pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: “Coordenação interdisciplinar de estudos contemporâneos” (CIEC-UFRJ); “Comunicação e organizações” (ESPM-Rio); “Desafios da comunicação integrada nas organizações hoje”; “Estudos e pesquisas em comunicação organizacional” (UnB). Sócia-diretora da consultoria em comunicação organizacional Escrita Fina.

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Publicado

2014-06-29

Como Citar

CRUZ, Lucia Santa. Memória e comunicação organizacional no Brasil: interfaces. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 20, p. 177–188, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139229. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139229.. Acesso em: 24 abr. 2024.