Impresso versus digital: uma reflexão sobre a transição do meio impresso

Autores

  • Maria Aparecida Ferrari Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Carmen Valéria de Andrade Barreto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139237

Palavras-chave:

Comunicação. Relações Públicas. Meios digitais. Inclusão digital. Livros digitais (e-books).

Resumo

A presente pesquisa pretende abordar algumas contribuições teóricas e práticas para verificar como, no presente momento, tem se dado a transição do meio impresso para o digital entre jovens universitários e líderes de opinião da área editorial e da Comunicação. Para tanto, os autores fazem inicialmente uma reconstituição da trajetória do texto impresso até chegar ao meio digital. O objetivo é entender como as pessoas estão se relacionando (ou não) e como percebem essa transição para a plataforma digital. Dados sobre uma amostra com seis líderes de opinião e, aproximadamente 100 jovens universitários, foram coletados para cumprir com o objetivo do estudo que era conhecer a opinião da amostra, identificar as tendências em relação à transição impresso/digital e captar suas percepções com relação à tecnologia e às tendências que se avizinham no contexto brasileiro. Os resultados sugerem que o livro impresso coexistirá com o digital de forma harmoniosa pelo menos nas próximas décadas, uma vez que ainda estamos longe do tempo em que o digital prevalecerá sobre o impresso e será a única opção de plataforma de leitura e disponibilização de conteúdo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Ferrari, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Ciências Sociais pela USP e em Relações Públicas pela Faculdade Anhembi-Morumbi. Docente na graduação e na pós-graduação do Departamento de Relações públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP.
  • Carmen Valéria de Andrade Barreto
    Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam). Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

FERRARI, Maria Aparecida; BARRETO, Carmen Valéria de Andrade. Impresso versus digital: uma reflexão sobre a transição do meio impresso. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 21, p. 18–30, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139237. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139237.. Acesso em: 19 abr. 2024.