Grandes empresas e interculturalidade: importância do profissional de relações públicas no ambiente digital

Autores

  • Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Rafael Vergili Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139246

Palavras-chave:

Interculturalidade. Grandes empresas. Relações Públicas. Internet.

Resumo

A Internet alterou as formas de relacionamento entre grandes empresas e públicos de interesse. Com o aumento do acesso mundial à rede, quebra-se a barreira do tempo e do espaço, gerando integrações e apontamentos de diversas culturas nas diretrizes comunicacionais das organizações brasileiras, fatos que estão ligados à interculturalidade. Profissionais de Relações Públicas – teoricamente formados para promover diálogo e realinhamento de estratégias – têm baixa inserção nas atividades relativas ao ambiente digital, como apontam duas pesquisas (quantitativa e qualitativa) apresentadas no artigo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora associada do NAP Escola do Futuro – USP. Filiada à Associação Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação (BPEducom).
  • Rafael Vergili, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (Facásper). Pesquisador associado do NAP Escola do Futuro – USP e dos grupos de pesquisa “Tecnologia, comunicação e ciência cognitiva” (Tecccog), da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), e “Comunicação, tecnologia e mercado” (Comertec), da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

VETRITTI, Fabiana Grieco Cabral de Mello; VERGILI, Rafael. Grandes empresas e interculturalidade: importância do profissional de relações públicas no ambiente digital. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 21, p. 133–143, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139246. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139246.. Acesso em: 19 abr. 2024.