Processo de internacionalização de uma empresa do Vale do São Francisco: influência dos agentes externos e das escolhas gerenciais

Autores

  • Elis Magalhães Santos de Freitas Universidade Federal de Pernambuco Instituto Federal do Sertão Pernambucano (Campos – Floresta)
  • Merlise Rupolo
  • Brigitte Renata Bezerra de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139247

Palavras-chave:

Internacionalização. Fruticultura. Vale do São Francisco. Agentes externos. Escolhas gerenciais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as principais características do processo de formação de estratégias internacionais de uma empresa no segmento de fruticultura do Vale do São Francisco, considerando a influência dos agentes externos e das escolhas gerencias. Na fundamentação teórica são apresentados os conceitos de estratégias e em seguida define-se internacionalização, à luz de teorias como: a “teoria de Uppsala”, o “modelo diamante”, o “resource-based view (RBV)”, o “ciclo de vida do produto”, o “paradigma eclético” e a “escolha adaptativa”. O segmento empírico da pesquisa é desenvolvido por meio de um estudo exploratório, mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados deu-se mediante o uso do software Atlas.ti 6.0. Evidenciam-se as associações entre os modelos de internacionalização e o modo pelo qual as dimensões de análise são reforçados mutuamente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elis Magalhães Santos de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco Instituto Federal do Sertão Pernambucano (Campos – Floresta)
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de Gestão Organizacional. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Professora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (Campos – Floresta).
  • Merlise Rupolo
    Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Tecnóloga em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia Internacional (Fatec).
  • Brigitte Renata Bezerra de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutoranda em Administração de Empresas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Administração de Empresas pela UFPE. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

FREITAS, Elis Magalhães Santos de; RUPOLO, Merlise; OLIVEIRA, Brigitte Renata Bezerra de. Processo de internacionalização de uma empresa do Vale do São Francisco: influência dos agentes externos e das escolhas gerenciais. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 21, p. 144–163, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139247. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139247.. Acesso em: 25 abr. 2024.