Reflexões sobre comunicação nas organizações interculturais em uma perspectiva sustentável

Autores

  • Érik Álvaro Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Marlene Marchiori Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139251

Palavras-chave:

Interculturalidade. Sustentabilidade. Comunicação.

Resumo

Com a globalização, as organizações são simultaneamente agentes e espaços interculturais que demandam sujeitos em processo de interculturalidade. Nessa dinâmica estão implícitos desafios que requerem a participação dos sujeitos em interação, a qual tem a comunicação como produtora de sentidos na construção de realidades interculturais organizacionais. Nesse contexto, somam-se as demandas da sustentabilidade, que requerem sujeitos em processos interculturais de negociação de atitudes que preservam o futuro. Esse cenário teórico objetiva-se em apontar caminhos para as demandas dessas esferas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Érik Álvaro Fernandes, Universidade Estadual de Londrina
    Mestrando em Administração na Universidade Estadual de Londrina (UEL), na área de concentração de Gestão e Sustentabilidade. Bacharelado em Administração e licenciatura em Matemática, ambos pela UEL.
  • Marlene Marchiori, Universidade Estadual de Londrina
    Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Purdue University (EUA). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com estudos na Notthingham Trent University (Reino Unido). Graduada em Administração e em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora associada do Programa de Pós-graduação da UEL.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

FERNANDES, Érik Álvaro; MARCHIORI, Marlene. Reflexões sobre comunicação nas organizações interculturais em uma perspectiva sustentável. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 21, p. 201–213, 2014. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139251. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139251.. Acesso em: 25 abr. 2024.