Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line

Autores

  • Beatriz Brandão Polivanov Universidade Federal Fluminense. Departamento de Estudos Culturais e Mídia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139280

Palavras-chave:

Facebook. Self. Autenticidade. Identidade. Consumo.

Resumo

Parte-se, por um lado, dos pressupostos teóricos relacionados ao interacionismo simbólico e a uma concepção de selvessociais e, por outro, de dados empíricos coletados através da aplicação de questionário e realização de entrevistas cominformantes que possuem perfis individuais no Facebook, para discutir questões relacionadas a percepções de autenticidadee (des)encaixes entre selves on e off-line. Com base na análise empreendida, propõe-se que há níveis distintos percebidosde rupturas nesse processo a partir das performances dos atores sociais, o que configuraria diferentes tipos de perfis. Alémdisso, discute-se a importância da afiliação simbólica do consumo nesse ambiente como marcador identitário.

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Biografia do Autor

  • Beatriz Brandão Polivanov, Universidade Federal Fluminense. Departamento de Estudos Culturais e Mídia
    Pós-doutora em Estéticas e Tecnologias da Comunicação, com bolsa Capes/PNPD, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora e mestre em Comunicação pela UFF. Graduada em Letras (Português-Inglês) e licenciada em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição.

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Publicado

2015-06-16

Como Citar

Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line. Organicom, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 225–235, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139280. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139280.. Acesso em: 28 mar. 2024.