Economia criativa e comunicação governamental: Movimento 90° e a remodelagem visual da cidade de São Paulo

Autores

  • Roberto Gondo Macedo Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Alessandra de Castilho Universidade Federal do ABC. Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139300

Palavras-chave:

Comunicação governamental. Economia criativa. Empenas cegas. Sustentabilidade. Indústria criativa.

Resumo

Um dos pontos mais discutidos globalmente é o fomento de soluções criativas e inovadoras que permitam crescimento econômico aliado com equilíbrio social. A economia criativa ganha força no debate de revitalização de grandes cidadese espaços que necessitam de soluções para amenizar problemas de ordem urbana, tendo a comunicação como aliada naconscientização de um novo comportamento. O objetivo do artigo é descrever o projeto da construção de jardins verticais nasempenas cegas presentes em centenas de edifícios na cidade de São Paulo, com base em proposta da ONG Movimento 90º.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Gondo Macedo, Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro de Educação Tecnológica Paula Souza
    Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). MBA Executivo em Marketing pela Universidade Gama Filho (UGF). Docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps).
  • Alessandra de Castilho, Universidade Federal do ABC. Universidade Metodista de São Paulo
    Doutoranda em Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Especialista em Comunicação Empresarial pela Umesp. Docente da Umesp. Coordenadora da Assessoria de Comunicação da UFABC. Diretora de Relações Internacionais da Politicom.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Como Citar

MACEDO, Roberto Gondo; CASTILHO, Alessandra de. Economia criativa e comunicação governamental: Movimento 90° e a remodelagem visual da cidade de São Paulo. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 23, p. 110–123, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139300. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139300.. Acesso em: 19 abr. 2024.