Cidade do conhecimento e a iconomia dos jogos com moedas criativas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139304Palavras-chave:
Iconomia. Economia criativa. Economia audiovisual. Cidade do conhecimento. Videogames. Moedas sociais.Resumo
A visão da iconomia e das políticas de desenvolvimento humano com oportunidades em larga escala associadas à economiacriativa e audiovisual torna-se um elemento crítico para a superação da crise contemporânea num contexto de violênciageopolítica, sobretudo repactuando a participação das populações vulneráveis na sua dimensão cultural de periferias globais.O presente ensaio consolida três dimensões desse processo: a conceitualização da iconomia e sua dimensão de monetizaçãolúdica digital no atual cenário capitalista digital global (com potencial de emergência de games e “moedas criativas” comoinstrumentos de transformação); a revisão histórica da “Cidade do conhecimento”, projeto iniciado no Instituto de EstudosAvançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) em 2001, onde são promovidos processos de incubação de projetos,redes e curadorias culminando, em 2015, no projeto “Iconomia”, spin-off na forma de incubadora cujas linhas-mestras,conceituais, tecnológicas e políticas são apontadas na conclusão que reafirma os potenciais de integração transdisciplinarabertas pela pesquisa em economia criativa digital.
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