Cidade do conhecimento e a iconomia dos jogos com moedas criativas

Autores

  • Gilson Schwartz Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139304

Palavras-chave:

Iconomia. Economia criativa. Economia audiovisual. Cidade do conhecimento. Videogames. Moedas sociais.

Resumo

A visão da iconomia e das políticas de desenvolvimento humano com oportunidades em larga escala associadas à economiacriativa e audiovisual torna-se um elemento crítico para a superação da crise contemporânea num contexto de violênciageopolítica, sobretudo repactuando a participação das populações vulneráveis na sua dimensão cultural de periferias globais.O presente ensaio consolida três dimensões desse processo: a conceitualização da iconomia e sua dimensão de monetizaçãolúdica digital no atual cenário capitalista digital global (com potencial de emergência de games e “moedas criativas” comoinstrumentos de transformação); a revisão histórica da “Cidade do conhecimento”, projeto iniciado no Instituto de EstudosAvançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) em 2001, onde são promovidos processos de incubação de projetos,redes e curadorias culminando, em 2015, no projeto “Iconomia”, spin-off na forma de incubadora cujas linhas-mestras,conceituais, tecnológicas e políticas são apontadas na conclusão que reafirma os potenciais de integração transdisciplinarabertas pela pesquisa em economia criativa digital.

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Biografia do Autor

  • Gilson Schwartz, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Pós-doutor pelo Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais e pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (Nupri-USP e IEA-USP). Doutor e mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Economia (FEA-USP) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Diversitas (FFLCH-USP).

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Publicado

2015-12-14

Como Citar

SCHWARTZ, Gilson. Cidade do conhecimento e a iconomia dos jogos com moedas criativas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 23, p. 160–179, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139304. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139304.. Acesso em: 25 abr. 2024.