Responsabilidade social corporativa na indústria relojoeira suíça: percepções e práticas

Autores

  • Lucie Gerber Race for Water Foundation
  • Krishnamurthy Sriramesh n

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317

Palavras-chave:

Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça.

Resumo

O estudo analisou as percepções e práticas relacionadas com a responsabilidade social corporativa (RSC) na indústria relojoeira suíça, reunindo dados de doze marcas de relógios de luxo suíças de tamanhos variados, utilizando entrevistas qualitativas. Os resultados sugerem que a indústria, historicamente muito reservada, está se tornando cada vez mais consciente da importância da RSC e, portanto, está investindo nela particularmente nos últimos dez anos. As marcas de relógios de luxo viam sua participação no segmento de luxo como uma razão convincente para a prática de RSC. No que diz respeito à gestão da cadeia de valor, a implementação de práticas comerciais responsáveis era vista como tendo a finalidade de proporcionar benefícios intangíveis, tais como a consolidação da marca. Marcas do mesmo grupo tendiam a tratar vários aspectos de RSC da mesma forma, mas também divergiam de maneira significativa na forma como praticavam a RSC. Fazem-se recomendações para melhorar a participação das marcas de relógios suíços em RSC.

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Biografia do Autor

Lucie Gerber, Race for Water Foundation

She earned a Master of Arts in Economics and Communication at Università delle Svizzera Italiana, with a major in Corporate Communication and a minor in Corporate Social Responsibility. This paper is based on the master’s thesis that she completed while at USI in Lugano, Switzerland. She now works as a communication professional at the Race for Water Foundation, an Swiss fnonprofit with international scope, where she is able to combine communication issues with CSR.

Krishnamurthy Sriramesh, n

Professor and University Faculty Scholar, Brian Lamb School of Communication, Purdue University, USA. He has taught public relations at universities on four continents and has received awards for excellence in teaching at Purdue University and University of Florida. He has received a number of research awards including the prestigious Pathfinder Award from the Institute of Public Relations (2004) and the Pride award from the National Communication Association (NCA).

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Publicado

2016-06-11