Diplomacia de negócios e relações públicas internacionais

Autores

  • Guilherme Fráguas Nobre Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139321

Palavras-chave:

Diplomacia de negócio. Relações públicas internacionais. Diplomacia. Relações públicas.

Resumo

Recentemente tem-se assistido à democratização da diplomacia, isto é, à ampliação do acesso e da participação de múltiplos stakeholders nos negócios internacionais – públicos e privados. Este artigo vai analisar o que aproxima duas áreas erroneamente consideradas distintas, como a diplomacia e as relações públicas – ou, para ser mais exato, a diplomacia de negócios e as relações públicas internacionais. Ambas envolvem a indicação de representantes, trabalham essencialmente na esfera dos relacionamentos sociais e atuam concomitantemente na esfera local e global. As relações públicas internacionais têm muito a ganhar com este paralelo, uma vez que poderiam ser pensadas em larga medida como um tipo de “diplomacia civil”. Embora não seja acurado defender a perfeita sinonímia entre diplomacia de negócios e relações públicas internacionais, é, sim, cabível afirmar que ambas comungam mais afinidades do que diferenças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Fráguas Nobre, Universidade de São Paulo
    Pós-doutor pela Université Stendhal, França. Pós-doutorando da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Afiliação à Universidade de São Paulo e à Universitat de Girona – Catalunha, Espanha.

Downloads

Publicado

2016-06-11

Como Citar

NOBRE, Guilherme Fráguas. Diplomacia de negócios e relações públicas internacionais. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 24, p. 114–124, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139321. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139321.. Acesso em: 18 abr. 2024.