Inovação na comunicação da memória institucional: o caso dos 100 anos da CPFL Energia

Autores

  • João de Deus Dias Neto Faculdade de Tecnologia de São Paulo
  • Priscila Ferreira Perazzo Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139329

Palavras-chave:

Comunicação. Inovação. Memória institucional.

Resumo

Esta pesquisa identificou e descreveu a inovação nas ações comunicacionais de memória do “Projeto CPFL 100 Anos”. Partiu da análise do conteúdo das peças do projeto. Com linguagens plurais, os produtos comunicacionais apresentaram ações e tecnologias diferenciadas: eventos institucionais, convencionais, culturais, educacionais, produtos editoriais, eventos musicais e esportivos, ações relacionadas a espaço físico e virtual para preservação da memória e sete ações e eventos especiais. O projeto teve relativa produção de novos formatos, novos processos e ações comunicacionais inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João de Deus Dias Neto, Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Especialista em Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Paulo Eiró. Membro do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (Genn) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Priscila Ferreira Perazzo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora, mestre e bacharel em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenadora do Laboratório de Hipermídias da USCS. Lider do Grupo Memórias do ABC, da USCS.

Downloads

Publicado

2016-06-11