Há como escamotear as questões do método?

Autores

  • Lucia Santaella Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139338

Palavras-chave:

Ciência. Pesquisa. Método. Procedimentos.

Resumo

A inserção da pesquisa nas áreas das humanidades é, por vezes, utilizada como álibi para justificar certa displicência em relação às questões do método. Diferentemente das ciências exatas e naturais nas quais os protocolos metodológicos são relativamente claros e os estudantes são submetidos a um treinamento para isso, nas humanidades, por seu lado, existe uma grande variação de tipos de pesquisa, variação que já começa por sua impossibilidade de se restringir ao binômio-chave entre pesquisa básica e aplicada que norteia as ciências ditas empíricas. Em concordância com Latour, quando afirma que não há ciências duras e ciências moles ou flexíveis, mas apenas cientistas indiferentes e cientistas capazes de estabelecer uma diferença entre estados de coisas até então confundidos, este artigo propõe que, para estabelecer diferenças na confusão, é preciso se ater aos percursos e procedimentos que são próprios da pesquisa em cujo cerne situa-se a questão do método. Esta se torna muito mais imperiosa justamente porque os métodos não só estão pluralmente presentes quanto também proliferam sem interrupções nas humanidades científicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucia Santaella, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pesquisadora de nível 1 A do CNPq. Professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, na PUC-SP.

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

SANTAELLA, Lucia. Há como escamotear as questões do método?. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 25, p. 50–68, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139338. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139338.. Acesso em: 24 abr. 2024.