A investigação da autenticidade na comunicação organizacional

Autores

  • Márcia Maria Garçon Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Mitsuru Higuchi Yanaze Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139346

Palavras-chave:

Autenticidade. Marca autêntica. Comunicação de marca.

Resumo

Este estudo propõe que a investigação da autenticidade na comunicação organizacional parte da constituição de um conceito que seja teoricamente construído, solidamente definido e adequado às dinâmicas das percepções dos públicos de interesse sobre as marcas organizacionais. A partir da revisão teórica em três disciplinas – filosofia, ciências sociais e teorias da comunicação – e de pesquisa empírica para testar e validar os pressupostos teóricos, propõe-se um conceito que fornece drivers para o avanço das pesquisas e a sua gestão.

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Biografia do Autor

Márcia Maria Garçon, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação pela ECA-USP. Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pesquisadora do Centro de Estudos em Avaliação de Comunicação e Marketing (Ceacom), da ECA-USP

Mitsuru Higuchi Yanaze, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Business Administration pela Michigan State University. Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP. Professor titular do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP. Coordenador do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom) da ECA-USP

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Publicado

2016-12-03

Como Citar

GARÇON, M. M.; YANAZE, M. H. A investigação da autenticidade na comunicação organizacional. Organicom, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 135-148, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139346. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139346. Acesso em: 8 dez. 2023.